A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou ontem (20/03), às 8h30, as avaliações parciais de 44 projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da 8ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). As apresentações se encerram na próxima sexta-feira (22/03).

As exposições serão realizadas no miniauditório da unidade hospitalar, localizado na rua Francisco Orellana, n°215, bairro D. Pedro, zona centro-oeste. As defesas dos estudantes, feitas perante uma banca de profissionais mestres e doutores, ocorrerão pela manhã e à tarde, com intervalo para almoço. Cada estudante terá dez minutos para fazer suas considerações.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, o Paic é um programa realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que neste ano financiou 31 bolsistas, que formataram os projetos conforme as linhas de pesquisa da FCecon. Ela explicou que os resultados se referem aos trabalhos iniciados no mês de agosto de 2018, com as apresentações finais previstas para julho deste ano.  

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o Paic é uma oportunidade para que os estudantes de cursos relacionados à saúde, por exemplo, de instituições públicas e privadas, sejam inseridos no mundo científico. “As pesquisas desenvolvidas na FCecon visam melhorar a qualidade de vida do paciente e dos serviços hospitalares, principalmente em pontos críticos. Os trabalhos fornecem subsídios para contribuir com práticas médicas novas ou mesmo modificar procedimentos existentes”, frisou.

Programação – Na quarta-feira (20/03) e na quinta-feira (21/03), as defesas dos alunos serão realizadas pela manhã e à tarde. Na sexta-feira (22/03), as exposições serão feitas apenas à tarde, a partir das 14h, com o encerramento após a apresentação do último trabalho.

Nesta edição do Paic foram tratados temas como ‘Nódulos de tireóide: comparação entre achados ultrassonográficos, citológicos e histológicos’, ‘Câncer de colo de útero: análise de conhecimento e orientação para as mulheres presentes no ambulatório da FCecon’, ‘Aspectos clínicos, mamográficos e ultrassonográficos de mamas densas em pacientes atendidas pela FCecon’, ‘Estadiamento e perfil epidemiológico dos pacientes admitidos no serviço de oncologia clínica’.

Também foram abordados temas como a ‘Síndrome de Burnout em profissionais de cuidados paliativos e terapia intensiva em serviço de referência da Amazônica Ocidental’, Estudo sobre a sobrevida dos pacientes masculinos com câncer no Amazonas – 2003 a 2012’, entre outros.