O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) realiza a Semana Mundial da Água. O evento está alinhado com as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e aborda oportunidades de melhoria dos recursos hídricos e promoção do diálogo com a comunidade sobre o consumo consciente. 

Como o tema “Não deixe ninguém para trás”, a programação é baseada na Agenda 2030 estabelecida pela ONU e os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre eles, o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. A ONU estima que dois terços da população mundial atualmente vivam em áreas que passam pela escassez de água por, pelo menos, um mês ao ano.

“Temos uma grande expectativa em torno da semana em que se comemora o Dia Internacional da Água (Dia 22 de Março). A comunidade acadêmica aguarda a população parintinense e os visitantes para debater a preocupação com os recursos hídricos. As sugestões de gestão e regulação de recursos serão somadas a experiência dos meios acadêmicos para a preparação de uma proposta de melhorias”, reitera a professora e coordenadora da UEA, Neide Almeida.

 Programação – Entre as atividades voltadas para a comunidade, estão palestras temáticas com foco no consumo sustentável da água. Os mestrandos farão visitas às escolas municipais Pedro Reis Ferreira, Minervina Reis Ferreira e Tsukasa Uyetsuka, na zona rural de Parintins. 

No Dia Internacional da Água, sexta-feira (22/3), acontece evento especial no auditório do Cesp/UEA. Os dias e horários das palestras, minicursos e mesas redondas podem ser acompanhados por meio do site oficial do evento https://www.facebook.com/CESPUEA.