Nesta segunda (25/3), nas três unidades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) na capital, aconteceu a recepção aos aprovados no processo seletivo de 2018 para cursos técnicos e especializações técnicas.

A chuva não impediu que o Instituto Benjamin Constant (IBC) e as escolas Padre Estelio Dalison e Francisca Saavedra ficassem lotados pelos novos alunos, curiosos para saber o que cada instituição tinha a lhes oferecer. Eles foram acolhidos com palestras, ministradas pelos diretores das unidades e instrutores.

No IBC, a diretora Ariadne Boh ressaltou a importância dos cursos para aqueles que buscam uma qualificação relativamente rápida. Segundo ela, as especializações técnicas duram, em média, seis meses. Já os cursos técnicos variam de um a dois anos. Ou seja, rapidamente os alunos estarão aptos para atuar na área escolhida.

Ariadne ressaltou aos novatos a importância de se prepararem cada vez mais para o mercado de trabalho. E frisou que a busca frequente por melhoria na formação profissional fará a diferença no momento de disputarem vagas de emprego.

O industriário Ely Alves, 28, foi um dos aprovados no processo seletivo 2018. Nesta segunda-feira, no IBC, ele não escondia a expectativa de iniciar as aulas de Eletrônica. Atualmente, ele é auxiliar de produção na Moto Honda. “Meu objetivo é crescer na área e conseguir uma promoção dentro da empresa onde trabalho.”

Os instrutores que atuarão nas unidades participaram de oficinas de capacitação oferecidas pelo Cetam e foram orientados quanto às competências e habilidades que os alunos necessitam adquirir durante a realização dos cursos.

Interior – No interior, devido à reorganização da estrutura administrativa de unidades do Cetam, para melhor atender as necessidades da população, somente alguns municípios começaram as aulas nesta segunda (25/3). São eles: Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Itamarati, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã e Tefé. O início dos cursos nos demais municípios ainda será informado pelas secretarias do Cetam de cada cidade.