A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) oferece aos parlamentares serviços especializados quando os mesmos estão em Brasília.  A Unale, criada em 1994, é entidade oficial de representação dos parlamentos e deputados estaduais, reunindo os 1059 deputados e as 27 Casas Legislativas do país.

Tendo como missão assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, difundir a importância e o papel dos deputados estaduais no sistema democrático, bem como assumir o papel de agente mobilizador e promover o debate permanente de grandes temas de interesse nacional, a Unale entende que o deputado precisa de uma boa estrutura para poder defender os interesses da população, com a busca de meios para execução de seus projetos e de políticas públicas.

Portanto, para alcançar o bem comum, a instituição oferece vários serviços aos parlamentares estaduais que precisam se deslocar para Brasília em razão de compromissos políticos. De equipe profissional para cobertura jornalística das agendas dos deputados, passando por consultoria especializada, suporte administrativo, até a parceria com hotéis para assegurar descontos nas tarifas.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) falou que conhece, e até mesmo já utilizou alguns desses serviços. Para a deputada, é algo que deve ser valorizado e entendido como uma grande ajuda ao exercício parlamentar. “Isso representa uma economia paras as Assembleias Legislativas”, disse, explicando que dessa maneira não é preciso deslocar toda uma equipe para Brasília. “Esse suporte e estrutura acaba, sim, representando uma economia para todas as Assembleias”, avaliou.

A jornalista Camila Ferreira, da assessoria de comunicação da Unale, explicou que a instituição disponibiliza uma equipe que acompanha os deputados filiados nas pautas em Brasília, para produção e edição de matérias jornalísticas. O conteúdo produzido pode ser utilizado em qualquer veículo de comunicação, a critério dos interessados. “A equipe de comunicação também mantém seus filiados informados com notícias do meio político e outros assuntos relevantes através de ferramentas online, como site, redes sociais, newsletters e revista”, detalhou.

Os deputados também tem a disposição um espaço na sede da Unale, que está localizada estrategicamente no centro de Brasília, para realizar reuniões. No local existe uma ampla sala de reuniões, acesso à internet, wi-fi, impressora e computador para dar suporte ao parlamentar durante sua permanência na capital federal, mediante prévio agendamento. Esse serviço ou a cobertura jornalística pode ser solicitado pelo e-mail [email protected], ou telefone (61) 3533-7318, com o prazo de pelo menos 24h de antecedência.

A equipe da Unale auxilia no agendamento de audiências e protocolo de documentos requeridos pelos deputados filiados. Existe ainda o serviço de assessoria jurídica e legislativa, que acompanha o dia a dia da política nacional e auxilia os parlamentares com as informações necessárias para a criação de leis e projetos.

A hospedagem e o traslado no percurso aeroporto-hotel são outros serviços disponíveis. Três carros, com motorista, estão a serviço dos deputados durante o cumprimento de agenda de trabalho na capital federal. Em relação a hospedagem, os deputados filiados à Unale podem contar com a rede de hotéis HPLUS e a rede Mercure. A partir de parcerias firmadas com essas redes, os filiados podem contar com tarifas especiais, porém é preciso seguir alguns critérios quanto aos termos de reserva, no-show e outros detalhes para a validação dos descontos.