A menos de um mês da semana da Páscoa, os participantes do Musical Paixão pela Vida intensificam a preparação dos cenários, figurinos, atuações e coreografias do espetáculo, que há 40 anos é realizado pela Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus). Com execução de músicas ao vivo, o evento retrata cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As apresentações acontecem no período de 18 a 27 de abril, às 19h30, na Sede Pedras Vivas, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2650, Chapada (próximo ao Hemoam e à Arena da Amazônia). Todo o espetáculo é interpretado na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o diretor geral do musical, Raimundo Ribeiro de Oliveira Filho, o “Paixão pela Vida” já faz parte do calendário cultural da cidade. “Em 2019 contamos com aproximadamente 700participantes, dos quais 99% são voluntários e atuam em diferentes áreas como coral, orquestra, coreografia, teatro, contrarregra, figurino, maquiagem e outras. Os ensaios iniciaram no fim do ano passado e nos próximos dias teremos uma frequência maior de encontros específicos de cada área e também iniciaremos os ensaios gerais”, explica.

Segundo Oliveira Filho, 10  mil pessoas devem assistir ao musical este ano, considerando a média de duas mil por noite. Serão cinco apresentações e os convites serão distribuídos na secretaria da igreja, em horário comercial, no mesmo local das apresentações. Junto com o convite, o público pode levar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos doados serão distribuídos às famílias necessitadas de Manaus e também de comunidades ribeirinhas.

Cidade Cenográfica

Montada na área externa do salão principal, a Cidade Cenográfica é uma reprodução da cidade de Jerusalém, nos tempos de Jesus. O público encontrará: mercado, olaria, carpintaria, um poço e uma casa tipicamente judaica, além de alguns personagens vestidos a caráter que interagem com os visitantes. É uma prévia do que acontecerá no decorrer da apresentação.

Sobre as apresentações

As canções apresentadas no espetáculo são executadas ao vivo tendo, em alguns momentos, trechos gravados em estúdio, por uma orquestra. O coral interpreta diferentes gêneros musicais, como: rock, jazz, blues, MPB e música clássica, durante 1hora e 30 minutos de duração.

As coreografias, os atos teatrais e a maioria das canções foram criadas pelos membros da igreja. As cenas são fiéis às passagens bíblicas, que relatam os milagres de Jesus, a propagação do evangelho, a perseguição, morte e ressurreição do Cristo Salvador.

Mas não são apenas os “artistas” que se preparam para o evento. O Musical movimenta um grande número de pessoas que trabalham em diferentes áreas, como Alimentação, Recepção, Estacionamento, Brigada de incêndio, Sonoplastia, Figurino, entre outras. “É um esforço coletivo para que o público reviva a história de Jesus e seja impactado pelo Seu amor”, resume Oliveira.

Roteiro do “Paixão pela Vida” 

1° ATO – O VERBO SE FEZ CARNE 

Actus Dei

Gênese 

2º ATO – ENTRADA TRIUNFAL 

Entrada triunfal 

3º ATO – OS ENSINOS DO REI | BEM-AVENTURANÇAS 

 Pai Nosso 

 Pequeno Rebanho 

 Mulher de Samaria 

 Nicodemos 

4º ATO – OS MILAGRES DO REI 

Lázaro 

Tempestade

5º ATO – O CENÁCULO COM O REI 

Celebração   

6º ATO – A PAIXÃO DO REI 

Getsêmani 

Judas 

Via Crúcis 

7º ATO – CRUCIFICAÇÃO E MORTE  

Poslúdio da dor 

8º ATO – O TRIUNFO DO REI 

Chora Madalena 

9º ATO – ASCENSÃO 

Aleluia de Handel 

SERVIÇO:

Musical Paixão pela Vida

Local: “Pedras Vivas” – Avenida Pedro Teixeira, 2650, Chapada (próximo ao Hemoam e à Arena da Amazônia)

Hora: 18h – Abertura dos portões da cidade cenográfica

           19h – Liberação dos assentos

           19h30 – Início da apresentação