As Eliminatórias para a Eurocopa de 2020 começam nesta quinta-feira (21/03). Destaque para a Holanda, primeira das grandes forças a entrar em campo. A Laranja Mecânica recebe a Bielorrússia no Estádio Feyenoord, em Roterdã, pelo Grupo C. Os holandeses passam por um processo de reformulação e tentam apagar a má imagem deixada ao não se classificarem para a Copa do Mundo da Rússia, disputada no ano passado.

Por falar no Mundial da Rússia, a vice-campeã Croácia, derrotada na decisão pela França, recebe o Azerbaijão no Estádio Maksimir, em Zagreb, pelo Grupo E. A principal aposta dos croatas passa pelo craque Luka Modric, do Real Madrid, considerado o melhor jogador da última Copa do Mundo.

“Sabemos que a nossa responsabilidade aumentou consideravelmente com o vice-campeonato mundial do ano passado. A Croácia passa a ser vista de uma outra maneira e estamos nos acostumando a lidar com isso. Mas sempre tivemos um comprometimento muito grande com a camisa da seleção e isso de certa maneira facilita um pouco o nosso trabalho. O importante é começarmos bem diante do Azerbaijão”, analisou o meia Luka Modric.

Algoz da Seleção Brasileira e uma das atrações da última Copa do Mundo pelo futebol vistoso que conseguiu exibir em alguns momentos, a Bélgica jogará como anfitriã contra a Rússia pelo Grupo G. A partida está programada para o Estádio Rei Baudouin, em Bruxelas, capital belga. Os donos da casa foram semifinalistas no último Mundial, onde os russos foram despachados pelos croatas nas quartas de final.

Pelo regulamento as seleções se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno. Ao fim, os dois melhores colocados se classificam para o torneio. Os demais terão uma oportunidade em uma repescagem que vai levar em consideração ainda o desempenho na Liga das Nações da Uefa. Pela primeira vez a Eurocopa não terá uma sede única. Em junho de 2020 o torneio acontecerá em 12 cidades de vários países em comemoração dos 60 anos do torneio.

(Gazeta Esportiva)