Fechando um ciclo de três cursos de formação para guardas municipais da Prefeitura de Manaus, teve início na segunda-feira, 18/3, na sede da Casa Militar de Manaus, zona Oeste, o curso “Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização”, ministrado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

O subscretário subchefe da Casa Militar, Thiago Balbi, abriu o curso, destacando que a capacitação está em sua terceira etapa, a fase avançada. “O curso visa habilitá-los para melhorar sua própria segurança para que possam executar seu trabalho nas ruas com mais segurança para eles mesmos e a comunidade”, frisa.

De acordo com a diretora de Educação e Aperfeiçoamento da Espi/Semad, Jeânia Bezerra, a realização do curso é uma demanda identificada no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) da Escola, que faz parte do Programa de Capacitação Continuada, no eixo de Segurança.

“Seguindo as orientações do prefeito Arthur Neto, a função da Espi/Semad é a capacitar o servidor da Prefeitura de Manaus dentro das suas atividades e a guarda municipal atua em todas as nossas secretarias do município, e muitas vezes enfrentam algumas situações e precisam manter sua segurança”, destaca Bezerra.

O curso é ministrado pelo sargento da Polícia Militar, tecnólogo em gestão de segurança privada e especialista em segurança pública e direitos humanos Rudá de Souza Monteiro. “O treinamento envolve a preparação para situações de alto risco, de gerenciamento de crise e uma série de disciplinas”, explica.

Guarda municipal admitido no último concurso público, em 2014, Adriano Gomes acompanha com regularidade a oferta de cursos da Espi/Semad na área de segurança. “Para que nós possamos fazer a segurança da população, temos que prever a nossa segurança. Nesse tipo de qualificação, relembramos técnicas, aprendemos novos meios de imobilização de segurança particular. A ideia do servidor é prestar um bom serviço ao cidadão”, conta.

O curso tem carga horária 15h, e as aulas seguem até a próxima quinta-feira, 21, das 14h às 17h, na sede da Casa Militar, na avenida Padre Caballero Martin, 770, Compensa, zona Oeste.