A Prefeitura de Manaus realizou na segunda-feira, 18/3, uma manhã de embelezamento para as idosas institucionalizadas e servidoras da Fundação Dr. Thomas. A ação faz parte da campanha do ‘Março Lilás’, mês de atenção à mulher, que trata, em especial, sobre a importância da realização de exames preventivos para combater o câncer de colo de útero. A iniciativa é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, com a participação de todas as secretarias do município.

A programação do ‘Março Lilás’ contou com a palestra da assistente social Elianne Domingues, da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, além de serviços de embelezamento como manicure, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, corte de cabelo e maquiagem.

Para a representante da FDT, a gerente do Fundo Municipal do Idoso, Marcia Nicolau, é importante que esses eventos sejam realizados na instituição, porque é mais uma forma de inclusão e de valorização dos idosos.

“É com imensa alegria que a Fundação Doutor Thomas recebe a programação do Março Lilás. Nossos agradecimentos à primeira-dama Elisabeth Valeiko, presidente do Fundo Manaus Solidária, ao prefeito Arthur Virgílio Neto e a todos os colaboradores pela realização deste lindo evento. Essas atividades chegam com um significado especial para nossas mulheres da instituição, porque não se trata somente de embelezamento, mas também propõe uma reflexão sobre o universo feminino”, disse Marcia Nicolau.

Residente há nove meses na FDT, Etelvina Alencar, 80, diz que essas homenagens melhoram a autoestima e a qualidade de vida. “Estou encantada, desde que cheguei à Fundação não me faltou amor, carinho e respeito. Estou muito feliz por ter participado do evento, aproveitei todos os serviços de embelezamento e me sinto uma nova mulher. É muito gratificante receber essas atividades, agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de participar da família Doutor Thomas, foram momentos incríveis que pude compartilhar com minhas colegas da casa e ficará guardado na memória”, disse.

Conforme a vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, que representou a presidente do Fundo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a preocupação desde o primeiro momento foi de que todas as mulheres fossem contempladas com a programação do Mês da Mulher, além de ser um pedido pessoal da presidente Elisabeth, de que as “meninas” da Fundação recebessem uma atenção especial.

“A dona Elisabeth tem um carinho enorme pelas ‘meninas’ dela aqui da Fundação, e pediu para que elas fossem incluídas na programação. Então trouxemos o embelezamento e também uma palestra sobre empoderamento, autoestima e potencialidades. Elas são idosas, mas ainda tem muito a contribuir com a sociedade, mas para isso precisam acreditar que podem e essa foi a mensagem da palestra. Esse carinho, atenção e cuidado são prerrogativas do Mês da Mulher e são orientações da dona Elisabeth e do prefeito Arthur cumpridas em todas as nossas ações, de modo especial com essas ‘meninas’ tão especiais”, finalizou.

A programação do Mês da Mulher também irá contemplar as idosas que frequentam o Parque Municipal do Idoso. Na próxima sexta-feira, 22/3, será realizada uma Ação de Cidadania para elas, com atendimentos jurídicos, psicossociais, emissão de documentos e embelezamento. A programação completa do Mês da Mulher está disponível no site www.manaussolidaria.org.