Os números das primeiras pesquisas e intenção de votos divulgadas nesta semana por dois institutos, o  iMarketing Agência Digital, do publicitário Durango Duarte e o Instituto Pontual, de Eric Lima Barbosa, mostram que se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje, ex-deputado estadual David Almeida e deputado federal José Ricardo estariam no 2º turno das eleições municipais.

A pesquisa de Durango aponta David Almeida (PSB) com a maioria das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, em 2020, com 23,3% e José Ricardo (PT) com (16,3%).

A Pontual aponta o ex-deputado com 21,5% da preferência dos eleitores manauenses e o deputado petista com 12,7%.

O iMarketing ouviu mil eleitores, de 14 a 19 de março, o Instituto Pontual aplicou o total de 2.505 entrevistas, nas seis zonas de Manaus, de 9 a 17 de março deste ano.

David saiu das eleições para o governo do Amazonas, no ano passado, com mais de 417 mil votos. Somente em Manaus ele obteve mais de 212 mil.

Seguido de David e José, aparecem empatados em terceiro lugar, o deputado federal Marcelo Ramos e o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, ambos com 7,1% das intenções de votos. Logo depois, vem o atual secretário de Estado da Educação, Luiz Castro, com 6,6%, seguido pelo Delegado Pablo, com 4,5%. Os últimos, na pesquisa estimulada, são o deputado federal Bosco Saraiva (2,8%) e o vereador de Manaus, Chico Preto (2,4%).

Rejeição

De acordo com o Instituto Pontual os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado aparecem Bosco Saraiva lidera essa linha, com 17,0%, seguido por Marcos Rotta, com 13,0%, e logo atrás Marcelo Ramos, com 9,7%.

O instituto afirma que esses dados são resultantes da rejeição apontada pelos eleitores, após eles visualizarem o disco com fotos dos candidatos apresentados na pesquisa.

Pesquisa iMarketing Agência Digital