O equipamentos de hemodiálise será para o Hospital Regional Lázaro Reis

Com o objetivo de atender os pacientes que necessitam de tratamento dialítico do município de Manacapuru, no Amazonas, o deputado federal José Ricardo (PT) apresentou na última quinta-feira (21) uma indicação ao Governo Federal solicitando que o Ministério da Saúde faça aquisição de equipamento de hemodiálise. O parlamentar justifica que atualmente no município existe uma quantidade significativa de pacientes com doenças renais crônico-degenerativas, que necessitam fazer esse tipo de tratamento. “Como não há condições de ser feito na própria cidade, os pacientes são obrigados a se deslocarem para capital, o que leva quase duas horas de viagem, gerando desconforto, gastos e vulnerabilidade aos pacientes, como também a superlotação das unidades de Manaus”, alertou.

José Ricardo destaca na indicação que o tratamento realizado fora do município tem causado transtornos e acaba comprometendo a qualidade da sobrevida dos pacientes alcançada pelo tratamento. Portanto, a instalação de um aparelho de hemodiálise no hospital de Manacapuru será de suma importância para diagnosticar e tratar doenças renais em tempo hábil.

“A doença e o tratamento são estressantes, pois restringem os hábitos de vida. O poder público precisa dar uma atenção a esses paciente. E a instalação deste equipamento suprirá uma carência antiga do município e de localidades próximas, pois atende também casos de pacientes vindos de municípios da mesma calha de rio. Mas também estou cobrando do Governo Federal dê uma atenção maior do estado do Amazonas, principalmente na área da saúde, onde a maioria dos hospitais estão sem equipamentos, muitas filas para exame e atendimento médico e, muita gente, infelizmente falecendo sem atendimento especializado”, afirmou José Ricardo.

Confirmado na Comissão de Educação

O deputado José Ricardo foi confirmado esta semana como suplente na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Comissão essa que na reunião do próximo dia 27 já terá a presença do ministro da Educação, Ricardo Rodríguez, convocado pela bancada do PT nesse espaço e aprovado pela maioria dos parlamentares, para prestar esclarecimentos sobre suas manifestações recentes e as ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC).

José Ricardo destacou que nessa Comissão quer lutar por mais investimentos para a educação e por mais recursos para o Amazonas. “Lutaremos pela manutenção do Fundeb, pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação, pelo piso salarial e pela valorização dos professores. Os educadores do Amazonas podem contar comigo nessas lutas. Vamos continuar cobrando, inclusive, do Governo do Estado, que cumpra a legislação e que atenda os professores, investindo cada vez mais na melhoria da educação estadual”.