Planejar as ações para o biênio 2019-2020. Com este objetivo, a Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realiza na segunda-feira (25), uma oficina na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, das 8h às 17h. A abertura dos trabalhos será feita pela presidente da Comissão, deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP).

Foram convidados representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, de Organizações não Governamentais e de sindicatos ligados à área. “A ideia da atividade é fazer um levantamento das demandas das secretarias e dos profissionais da saúde para traçarmos uma estratégia durante estes dois anos. Mas alguns problemas já identificamos, como a falta de medicamentos e insumos básicos”, afirmou o coordenador da Comissão, Celso Cabral.

Neste primeiro mês e meio de trabalho foram feitas visitas a unidades de saúde, como o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e Maternidade Ana Braga, além da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). A Comissão também já recebeu a visita do Vice-Governador e Secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, e de secretários municipais.

Para Dra. Mayara, este primeiro momento é de conhecimento da situação precária em que a saúde se encontra aqui no Amazonas. “Estamos fazendo um raio-X e depois vamos definir um plano de ação que possa diminuir os problemas da área. Por isso, essa oficina tem um papel fundamental  no desenvolvimento das atividades  da comissão nesses dois anos”, afirmou a parlamentar.