O aluno Acram Muny Nunes Haddad, de 17 anos, foi eleito, no final da tarde da última quinta-feira (21), deputado estadual jovem. Ele integrará, como titular, o Parlamento Jovem 2019 e terá como suplente o colega Jorge Miguel Souza Bernardes, de 18 anos. Os dois são estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ernesto Penafort, localizada no bairro São José II, Zona Leste de Manaus.

A eleição aconteceu no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, onde 57 alunos, dois professores e uma pedagoga participaram do pleito, com direito a voto. No total, nove estudantes se candidataram à vaga destinada à Escola Ernesto Penafort. Todos tiveram direito de defenderem suas propostas, por meio de discursos proferidos a uma plateia que se manteve atenta ao longo do processo eleitoral.

Acram Muny venceu a disputa defendendo uma pauta voltada ao setor da Segurança Pública. O candidato falou da necessidade de se fazer uma ampla reforma no Código de Processo Penal e no Código Penal, visando a uma modernização dessas legislações para fazer frente à onda de violência que se alastra a cada dia no País. “Precisamos fazer isso para melhorar a situação de toda a sociedade”, destacou o estudante.

Os alunos estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) acompanhados dos professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, José Edson Castro da Silva e Lucivânia Peixoto de Aquino, e da pedagoga do estabelecimento educacional, Roseane Negreiros dos Santos. Segundo Lucivânia Peixoto, o programa Parlamento Jovem é de extrema importância para os jovens estudantes. “O fato de eles virem até à Assembleia participarem de palestra sobre consciência política e terem a oportunidade de vivenciar uma experiência no Parlamento, aprendendo o que é a atividade legislativa, realmente muda a vida de muitos”, afirmou a professora.

A programação desenvolvida pelo programa Parlamento Jovem 2019 com os discentes da Escola Ernesto Penafort também constou de uma palestra sobre Educação Cidadã, ministrada pela gerente Pedagógica da Aleam, Paloma Cavalcante. Ela discorreu sobre os três Poderes da República, a Constituição Federal, Democracia, direitos e deveres cidadão, entre outros assuntos ligados ao tema.

O programa Parlamento Jovem é uma iniciativa da Aleam, cujo objetivo é possibilitar aos alunos da rede estadual de ensino vivenciar a rotina de um deputado estadual, assim como do processo democrático. Os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de dez dias. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).