A Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil), com um mutirão de cirurgias oftalmológicas e eletivas que serão realizadas no Hospital Irmã Maria Edwirges Sirkoska, nas comunidades de Açaituba e Castanheiro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fábio Sampaio, o mutirão acontecerá no período de 12 a 21 de Abril e atenderá cerca de 6 mil moradores do município da calha do Rio Negro, indígenas e não indígenas.

“Irá diminuir a quantidade de referências para capital amazonense e reduzirá os gastos com passagem, estadia e medicamentos. E outro fator é que o paciente fica mais confortável se tratando na sua cidade perto de seus entes queridos, isso melhora o processo de recuperação do paciente”, afirma o secretário de saúde, informando que na gestão do prefeito Araildo Mendes do Nascimento, o Careca, saúde é prioridade.

O secretário de Saúde Fábio Sampaio e o prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Araildo Mendes

Ao falar da parceria com a Adra Brasil, o secretário disse: “Sem parceria, nós não caminhamos. É muito difícil mandar um paciente daqui para Manaus para fazer esses procedimentos eletivos”, afirmou Fábio Sampaio, informando que o último mutirão de cirurgias ocorreu há 10 anos em Santa Isabel do Rio negro.

O secretário disse ainda que a ideia é fazer outros mutirões, com cirurgias diárias, durante dez dias de trabalho. De acordo com Fábio Sampaio, com a divulgação dos serviços do mutirão, a expectativa é que aumente o número de pessoas em busca do atendimento.

ADRA BRASIL

Com presença em 130 países, a ADRA executa projetos de desenvolvimento comunitário e de assistência humanitária sem qualquer distinção política, racial, religiosa, de idade, sexo ou de etnia. Faz parte da rede internacional de organizações humanitárias independentes da ADRA que foi estabelecida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1984.

Profissional de saúde e suas áreas: