A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) celebrará o Dia do Artesão, nesta sexta-feira (22/03), com uma programação cheia de atrações culturais e serviços voltados ao público, dentre eles atendimentos de saúde, de beleza, emissão de documentos. O evento será das 9h às 15h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na rua Loris Cordovil, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. 

Com entrada gratuita, o evento oferecerá vários serviços, como emissão de Carteira de Trabalho, RG, 2ª via do CPF, certidão de nascimento, carteira de artesão, dentre outros; terá, também, atendimento de saúde (odontologia, fonoaudiologia, psicologia, clínico geral, teste de glicemia, massoterapia), serviços de beleza (maquiagem, corte de cabelo, entre outros), além de atendimento jurídico e orientações sobre financiamento.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Cultura do Estado (Sec), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Instituto Social Ingrid Guilherme, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AM), Uniodonto, Mary Kay, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Superintendência Regional do Trabalho (SRT-AM)  e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Conforme a titular da Setrab, Neila Azrak, a realização do evento é uma forma de não apenas homenagear, mas valorizar os artesãos. “São trabalhos belíssimos, que geram renda e tiram centenas de famílias da linha de pobreza. Portanto, os artesãos merecem valorização e reconhecimento por esse ofício, que, além de tudo, expressa nossa cultura e nossas raízes para o mundo”, disse.

Ela afirmou, ainda, ser fundamental a participação de todos para prestigiar o evento, aproveitar os serviços e as atrações culturais. Na ocasião, haverá, também, comercialização de produtos artesanais, tais como biojoias, ecojoias, miniaturas, esculturas, entre outros produtos feitos a partir da matéria-prima, além da apresentação musical do grupo Canto da Mata.

A Setrab, coordena o Programa de Artesanato Amazonense e o de Economia Solidária, nos quais são fomentadas a ocupação, o trabalho e a geração de renda, permitindo ao trabalhador a oportunidade de desenvolvimento econômico e financeiro. Além disso, a Setrab disponibiliza, gratuitamente, o Shopping do Artesanato, um espaço comercial para os artesãos venderem seus produtos. O local fica na Galeria +, na avenida Djalma Batista, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h.