Guarda responsável: Uma atitude de amor pelos animais e por nossa cidade - Fato Amazônico

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Guarda responsável: Uma atitude de amor pelos animais e por nossa cidade

A guarda responsável pode ser definida como um conjunto de práticas para a garantia do bem-estar animal. Tais ações, além de proteger e preservá-los, ajudam a cuidar do meio ambiente, do cidadão e sua cidade.

Ao se tornar o guardião de um animal, o cidadão tem o dever de zelar por sua saúde, segurança, conforto, bem-estar e direitos, disponibilizando os elementos necessários para que o animal tenha uma existência digna e saudável.

Um dos temas abordados pela guarda responsável é o abandono de animais, que está diretamente relacionado à densidade populacional dos mesmos pelas ruas, constituindo-se como um sério problema de saúde pública, como por exemplo a transmissão de doenças.

Em Manaus, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável pela execução dos serviços de castração, esterilização e microchipagem de cães e gatos de forma gratuita, como forma de reduzir o número de animais soltos em vias públicas.

Para realizar o agendamento do procedimento cirúrgico do animal, deve seu guardião, sem condições de pagar pelo serviço, comparecer a Unidade de Controle de Zoonoses responsável pelo atendimento da sua respectiva área distrital ou fazer contato através do Disk Saúde, pelo 0800 280 8 280.

Seja um cidadão responsável. Acesse o portal da Prefeitura, conheça melhor as etapas da guarda responsável e ajude a divulgar esta ideia.

www.manaus.am.gov.br