A Defesa Civil forma agentes comunitários em mais de 40 comunidades - Fato Amazônico




A Defesa Civil forma agentes comunitários em mais de 40 comunidades

A Defesa Civil de Manaus está estreitando o contato com a comunidade e instalando novos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) como estratégia para consolidar as medidas preventivas. O novo núcleo, instalado esta semana, é formado por moradores das comunidades Jorge Teixeira I, II e III, Comunidade João Paulo, Bairro Novo, Comunidade Álvaro Valle, Nossa Senhora de Fátima, Nova Cidade, Campo Dourado, Cidade de Deus, Cidade Nova, Terra Nova, Montes das Oliveiras e Comunidade Tarumã.

Vários moradores dessas comunidades participaram da reunião realizada na Escola Municipal Temístocles Pinheiro Gadelha e elegeram os representantes que vão atuar como voluntários do Nupdec e agentes comunitários de Defesa Civil. A meta é acelerar a informação, agilizar as ações para trabalhar a prevenção e evitar desastres.

Todos os representantes vão passar por cursos de reconhecimento de áreas de risco, educação ambiental, primeiros socorros entre outros, além das aulas práticas, em campo, nas áreas consideradas de risco geológico. O curso será ministrado pelos técnicos da Defesa Civil de Manaus e parceiros do órgão, sempre aos sábados.

Ao todo já foram criados quatro núcleos comunitários na capital esse ano, formando agentes comunitários em mais de 40 comunidades, a equipe voluntária de cada bairro poderá acionar os técnicos da Defesa Civil quando necessário para executar ações preventivas, identificar pontos críticos e ajudar nas campanhas sociais que visam à prevenção.