A uma semana do sorteio da Copa, feira Internacional terá stand, palestras e visitação à Arena da Amazônia - Fato Amazônico

A uma semana do sorteio da Copa, feira Internacional terá stand, palestras e visitação à Arena da Amazônia

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA) estará presente na Feira Internacional da Amazônia (Fiam) 2013 com um stand da Copa do Mundo de 2014. A feira é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), de 27 a 30/11, em Manaus. Durante o evento haverá inscrições para as últimas visitações públicas à construção da Arena da Amazônia, que está prevista para ser entregue em 20/12. A Fiam encerra uma semana antes do Sorteio da Copa do Mundo, que acontece na Costa do Sauípe, Bahia, e será transmitido ao vivo pela TV.

O stand da Copa do Mundo estará na entrada do espaço do Governo do Amazonas na Fiam, no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul de Manaus e fará com que o visitante se sinta dentro do estádio através da adesivagem das paredes e de um gramado sintético. No local também haverá informações sobre a Copa no Estado, programa Brasil Voluntário e inscrições para visitação à Arena nos dia 29 e 30/11. Participam do stand da Copa, além da UGP COPA, a Amazonastur, Sejel e Seduc.

Segundo o coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto, ter um stand sobre a Copa é importante para divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Sede para o Mundial. “Esse contato com a sociedade é muito importante para esclarecer sobre o está sendo feito e estimular as pessoas a se envolverem com o evento”, afirmou.

Palestras – A primeira palestra será ministrada no dia 28/11 pelo engenheiro civil da Construtora Andrade Gutierrez, José Grajeda, que é o responsável pela construção da Arena da Amazônia. O tema da explanação será a “Gestão da Construção Civil de Grande Porte – Arena da Amazônia”, às 18h, na Sala de Eventos.

A segunda palestra será às 20h do mesmo dia e terá como tema o “Programa Brasil Voluntário – Voluntários da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”. A responsável pela apresentação será a gestora da Câmara Copa Social da UGP COPA, Ozeneide Nogueira e o objetivo é incentivar a participação ativa na Copa do Mundo e através do voluntariado público.

Arena da Amazônia – A obra chegou aos 90,4% na semana passada e neste final de semana iniciou o processo de descimbramento da cobertura e fachada, que consiste na retirada dos apoios que auxiliaram no processo de montagem. Após a retirada de todas as escoras, prevista para esta semana que inicia, a estrutura metálica passará a se auto sustentar, conforme previsto na concepção do projeto.

Em paralelo ao descimbramento, continuam as frentes de trabalho dos acabamentos e da montagem da membrana da cobertura e fachada, que será uma das últimas etapas a ser concluída. Recentemente foram iniciados os acabamentos de revestimento de piso, dando a forma definitiva aos ambientes internos do estádio.