Em audiência pública que discutiu a criação da Universidade Federal do Alto Solimões (Ufas), realizada no município de Benjamin Constant (a 1.119 quilômetros de Manaus), o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), além de se assumir o compromisso de trabalhar em prol do projeto, também defendeu a instalação de universidades federais em outras regiões do Estado, como o Médio Solimões, Baixo e Médio Amazonas.

Fraxe, que está constantemente levantando as necessidades do Alto Solimões na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), ressaltou as dificuldades da população dos municípios dessa região. “Sabemos a realidade e as necessidades do Alto Solimões, essa terra querida, onde a gente caminha há mais de 15 anos. Por isso, deixo o compromisso da Assembleia, em nome do presidente Josué Neto, de trabalhar para que a universidade federal seja uma realidade”, acrescentou.

O parlamentar lembrou, ainda, que a população de outros municípios amazonenses também merece a oportunidade da implantação de universidades. “Nós precisamos correr atrás para que não só a do Alto, mas também as do Médio Solimões, Baixo e Médio Amazonas sejam implementadas, porque quanto mais universidades o nosso Estado tiver, mais desenvolvimento a nossa terra e o nosso povo terão”, finalizou.