Abertas as inscrições para curso de cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência - Fato Amazônico

Abertas as inscrições para curso de cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está oferecendo 80 vagas para o curso gratuito de formação de cuidadores informais de idosos e de pessoas com deficiência. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 6, e podem ser feitas até o dia 10 de abril (sexta-feira). As aulas serão de 13 a 20 de abril, no Centro de Convivência da Família 31 de Março, no Japiim, zona Sul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3215-2915 ou 98115-6458.

A técnica responsável pelo Programa Saúde do Idoso do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), a assistente social Maria das Dores Castilho dos Santos, explica que o curso possui carga horária de 24 horas, e não tem caráter técnico-profissionalizante. “O público-alvo principal são servidores da área de saúde e a comunidade em geral. O Disa Sul realiza dois cursos abordando o tema a cada ano, capacitando a comunidade para o cuidado com idosos, principalmente idosos acamados, e com pessoas com deficiência, não somente nas questões de saúde, mas também no que diz respeito aos aspectos de assistência social”, destacou Maria das Dores.

A programação será coordenada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos. O curso será realizado no período da manhã, das 8h às 12h, e vai apresentar temas como Envelhecimento e Memória, Política de Atenção à Pessoa com Deficiência, Saúde Bucal, Cuidados com o idoso em casa, Prevenção de quedas e fraturas de fêmur, Prevenção e cuidados com Alzheimer, Alimentação saudável, Hipertensão e Diabetes, Prevenção ao câncer e climatério, Primeiros-socorros, Incontinência urinária, Depressão e Demência, Violência e Maus-Tratos, Osteoporose, Nutrição e Terceira Idade.