No próximo dia (18/02), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) dará início às atividades acadêmicas do ano de 2019, quando 5.337 novos alunos passarão a estudar na instituição, tanto na capital quanto no interior.

Do total de novos alunos, a UEA registra a entrada de 3.199 acadêmicos via Vestibular e 2.138 que ingressaram na Universidade por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que avalia os alunos por meio de provas feitas ao final de cada uma das três séries do Ensino Médio.

Com a presença confirmada do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do Secretário de Estadual de Educação, Luiz Castro, a solenidade de abertura do ano letivo acontecerá às 8h30, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizado na avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha.

Toda a programação será transmitida para os alunos da UEA nos municípios do interior do Amazonas, onde a instituição também inicia as atividades acadêmicas. A transmissão será simultânea e feita pelo próprio sistema de telecomunicação da Universidade (IPTV). 

“O início do ano letivo da UEA é um momento de muita alegria para a Universidade porque damos seguimento à formação dos alunos que já estão na instituição e recebemos nossos calouros, cheios de sonhos e expectativas. Esse clima e essa energia de nossos alunos nos motiva a fazer um trabalho cada vez melhor, especialmente no sentido de formar recursos humanos com excelência”, destaca o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

Aula inaugural – A aula inaugural será ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas (ABRH-AM), Kátia Andrade Barroncas, que abordará a temática da gestão de carreira em função das transformações nos ambientes organizacionais e nos modelos de negócios.

De acordo com a palestrante, refletir sobre como lidar, se capacitar, interagir e utilizar todo o potencial disruptivo dessas mudanças é fundamental para qualquer profissional. “Já vivemos outras transformações disruptivas no cenário organizacional e corporativo, contudo, jamais nos deparamos com um ciclo de vida tão curto das competências, nem tampouco com uma escala e velocidade de mudanças tão aceleradas. Vamos refletir sobre como lidar, nos capacitar, interagir e utilizar todo o potencial disruptivo dessas mudanças para nos reinventarmos e sermos profissionais que aprendem, se renovam, inovam e crescem continuamente”.

Perfil da palestrante – Kátia Andrade Barroncas é Doutora em Gestão da Inovação em Biotecnologia, Mestre em Engenharia da Produção e Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professora convidada da FGV-MBA e Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.

Vasta experiência no gerenciamento de processos administrativos e de RH em empresas nacionais e multinacionais. Diretora Regional de Operações da A.P.O – Planos Odontológicos, Diretora Adjunta da FIEAM/CIEAM e Presidente da ABRHAM.