Ação itinerante leva estrutura municipal e de parceiros para moradores do Castanheiras e bairros próximos - Fato Amazônico

Ação itinerante leva estrutura municipal e de parceiros para moradores do Castanheiras e bairros próximos

Vinte e nove órgãos – a maioria municipal – disponibilizaram seus serviços ontem (19), no Loteamento Castanheiras, bairro São José 4, zona Leste da capital. A oferta de serviços é da ação Prefeitura + Presente, realizada duas vezes por mês em diferentes bairros da cidade para facilitar o acesso da população.

O projeto, coordenado pela Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus, estrutura ligada à Casa Civil, foi na Escola Municipal Zenaira Bentes Monteiro Pastor. No local, o vice-prefeito Marcos Rotta explicou que a meta deste ano é oferecer 70 mil atendimentos por meio da ação. “Nós já estamos na marca de quase 40 mil atendimentos. Essa já é a 11ª edição de um belo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus”, disse, acrescentando que a ação leva benfeitorias não apenas à escola que recebe o projeto, mas a toda a comunidade.

“Hoje, no conjunto Castanheiras, pude comprovar também as melhorias na infraestrutura da área e seu entorno, que recebeu tapa-buracos, recapeamento, instalação de LEDs, desobstrução de bueiros”, explicou, reforçando o compromisso da gestão Arthur/Rotta de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.

O coordenador do Procon Manaus, Afonso Lins, explicou que a ação deste sábado foi ainda mais ampla. “Devido à proximidade com outras áreas, essa ação de hoje atendeu moradores de outros bairros que puderam agilizar suas situações e sair daqui com tudo resolvido”, destacou.

Aposentada, Francisca Costa, 70, foi diretamente beneficiada pela ação. “Aproveitei para parcelar a minha conta de água. Foi muito fácil e rápido”, disse.

Um dos serviços mais procurados foi a emissão de documentos, que registrou 150 atendimentos para a 1ª via de RG e outros 100 para 1ª e 2ª vias de CPF. A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) atendeu mais de 90 pessoas nas palestras de qualificação e realizou 86 agendamentos para pessoas interessadas em obter carteira de trabalho. Elas serão atendidas durante a semana no posto do Sine Manaus, no Shopping Via Norte.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou o atendimento de 93 pessoas com clínica geral e 102 aferições de pressão. Houve 30 atuações na dispensação de medicamentos da farmácia, entre outros serviços. A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, parada no local, ficará no bairro até o dia 25 deste mês, ofertando exames de ultrassonografia e mamografia. Homens também poderão usar a estrutura neste período para a realização de exames de ultrassonografias de próstata, abdômen total, abdômen superior, vias urinárias e tireoides.

Outros serviços

Há 11 anos levando a conscientização ambiental por onde passam, os Garis da Alegria, grupo teatral da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), animaram as crianças que participaram da ação itinerante da prefeitura na comunidade. Brincadeiras e um repertório musical de cunho educativo fizeram parte da programação.

Na área ambiental, 300 mudas foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Também participaram da ação parceiros como a Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil, Polícia Militar, Manaus Ambiental, Ouvidoria Geral do Estado, Eletrobras Amazonas, Corpo de Bombeiros, Sesc e  Nossa Barbearia, com o oferecimento de corte de cabelo.

Próximas ações

O “Prefeitura + Presente” continuará sendo realizado todos os meses,   quinzenalmente, com cronograma montado até dezembro deste ano. A próxima edição será realizada no dia 2 de setembro, na Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio, localizada na rua Alameda Rio Negro, s/n,  Colônia Terra Nova, bairro Terra Nova, zona Norte de Manaus.