“Ação Saberes Indígenas na Escola” será lançada na terça-feira - Fato Amazônico

“Ação Saberes Indígenas na Escola” será lançada na terça-feira

Na próxima terça-feira, 22, a ‘Ação Saberes Indígenas na Escola’ será lançada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade Inclusão (Secadi/MEC) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento será às 9h, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na Rua Maceió, zona centro-sul de Manaus.

Durante o processo, 50 professores e lideranças indígenas participarão de formação, dos quais oito atuarão como orientadores de estudo e pesquisadores. Os assessores da Gerência de Educação Escolar Indígena da Semed (Geei) também trabalharão como orientadores de estudo.

A ação, instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, visa promover formação continuada a professores indígenas no processo de alfabetização, respeitando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem. Faz parte da proposta também oferecer auxílio na elaboração de material didático diferenciado.

O Saberes Indígenas na Escola é uma ação do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais.