Acredite! Fazer atividade física regularmente ajuda sim nos estudos - Fato Amazônico




Acredite! Fazer atividade física regularmente ajuda sim nos estudos

Todo estudante já deve ter ouvido aquela velha história de que praticar atividades físicas auxilia na preparação para provas de vestibular ou concurso. O difícil é colocar em prática e sacrificar horas de estudo ou até convencer as pessoas de que aquilo ali não é enrolação. Mas acredite! Sim! As atividades físicas são importantes! Elas melhoram o rendimento dos estudos e têm influência direta na preparação física e mental para os processos seletivos.
O primeiro grande benefício da prática regular de atividades físicas é, sem dúvida, a manutenção da saúde. Porém, para o caso específico de um estudante os benefícios vão além. Os exercícios aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas. Ou seja, as horas sentadas na cadeira estudando e respondendo perguntas se tornam mais eficientes.
Outro benefício essencial para um estudante é a melhora do bem-estar. O período pré-prova é naturalmente estressante e um teste de força de vontade. Os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, liberam substâncias que melhoram a sensação de bem-estar, diminuem o estresse, auxiliam no controle da ansiedade antes das provas e melhoraram a qualidade do sono.
Além disso, o momento do exercício físico também pode ser utilizado para exercitar a memorização de conceitos. Muitos estudantes costumam utilizar o tempo de caminhada ou natação para tentar “lembrar de cabeça” fórmulas importantes, nomes das aulas de biologia ou qualquer outro conceito que necessite a famosa “decoreba”. Este exercício mental auxilia significativamente na memorização, pois exercita o cérebro e ajuda a criar novas conexões entre conceitos e ambientes. Por exemplo, o estudante correlaciona determinada fórmula matemática com certo trecho da pista de caminhada, o que facilitará significativamente na hora das provas.
Este é um tema certamente bastante conhecido entre os estudantes, mas pouco praticado. Mas acredite! A inclusão de atividades físicas na sua agenda preparatória para um processo seletivo aumentará o aproveitamento dos estudos, melhorará o desempenho durante as provas, trará uma maior motivação e bem-estar e ainda poderá te ajudar a memorizar aqueles conceitos mais importantes. Pratique atividades físicas e boa sorte!