“A partir da próxima segunda-feira, dia (14/01), a Sessão da Tarde passa a ir ao ar mais cedo, às 14h, com o fim do Vídeo Show. O programa que mostrou os bastidores das produções da Globo durante mais de 35 anos se despede do público nesta sexta-feira, dia (11/01).”

Assim, num sucinto comunicado oficial, a emissora anunciou o fim de uma das atrações mais queridas da televisão brasileira.

Exibido desde 1983, o Vídeo Show sai do ar em razão da incapacidade da Globo de reinventar o programa. A emissora não conseguiu reverter a crise de audiência de sua produção vespertina.

A situação começou a se agravar a partir de novembro de 2013, quando um novo formato, sob o comando de Zeca Camargo, foi rejeitado pelo público. De lá pra cá aconteceram inúmeras mudanças, inclusive de apresentadores. O DNA do Vídeo Show jamais foi recuperado.

A base do programa era a curiosidade do telespectador com o que há atrás das câmeras. Agora, na era das redes sociais, nada mais parece ser novidade. Os próprios artistas abrem sua intimidade a seus seguidores – e as plataformas digitais da Globo mostram quase tudo.

O Vídeo Show dependia também da paixão do brasileiro pelas novelas. O sentimento pelo gênero continua, mas sem a mesma intensidade. As tramas e seus bastidores nãos suscitam o mesmo interesse.

O programa teve o mesmo triste destino do Vitrine (1990-2012), atração da TV Cultura de São Paulo com a mesma identidade. Foi dele que Renata Ceribelli saiu diretamente para o Vídeo Show.

Tomara que a Globo providencie um quadro em alguma outra atração para explorar seu rico acervo de imagens.

As novas gerações precisam conhecer a TV fascinante que se fazia antigamente. E quem teve a sorte de acompanhar os melhores anos do Vídeo Show merece ver tudo de novo.

Um dos recém contratados do programa, o humorista Maurício Meirelles, brincou com uma postagem no seu twitter e em publicação posterior, desafia os seguidores a publicar seu vídeo ‘naquele grupo que você não aguenta mais ter’ mas que dessa forma o grupo também acabe:

(Com informações do Terra)