Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos apontados como autores do latrocínio (assalto seguido de morte) do motorista Everaldo do Val de Almeida, 53 anos ocorrido na madrugada desta terça-feira (21), por volta 0h30, na Avenida Professora Emília Cavalcante, antiga Rio Negro, bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus.

De acordo com o delegado Adriano Felix, da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações, por volta das 13h30, as equipes da Derfd apreenderam um dos adolescentes no Beco Brasil, bairro Santo Agostinho, na casa de um vizinho, escondido dentro de uma cama box. O outro menor infrator foi apreendido na madrugada desta terça-feira, por volta das 3h, por policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), em posse de 30 trouxinhas de cocaína e a quantia de R$ 500 em espécie. O adolescente foi conduzido para Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) para os procedimentos cabíveis.

“Chegamos a um dos adolescentes após um trabalho investigativo realizado pelas equipes da Derfd, após tomar conhecimento do delito. A partir daí a equipe da especializada foi até o local onde ele morava e conseguimos encontrá-lo escondido na casa de um vizinho dele. Após a detenção do menor, ele relatou em Termo de Declaração quem seria o comparsa dele no latrocínio do motorista. Descobrimos que ele teria sido apreendido na madrugada de hoje por tráfico e estava realizando os trâmites legais na Deaai”, informou Felix.

Conforme o titular da Derfd, Everaldo era motorista de micro-ônibus que fazia rota de funcionários de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM). Na ocasião do delito, a vítima estava indo deixar o último funcionário da rota. No local do fato um dos adolescentes fez sinal para que o motorista parasse o veículo, porém Everaldo não parou. Em seguida o outro efetuou um disparo de arma de fogo em direção ao micro-ônibus, atingindo o motorista na cabeça. A vítima morreu no local do fato.

“Os dois menores tentaram abordar o micro-ônibus, como o motorista não parou o veículo um deles acabou atirando contra a vítima, que perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de alta tensão. O adolescente que efetuou o disparo é suspeito de participar de um outro latrocínio ocorrido em 2016, na Avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste, que vitimou o carpinteiro Valdo Line Justine da Silva. Durante a ação ele estava com outros comparsas quando entraram em um transporte coletivo da linha 678 e anunciaram o roubo. Após a vítima, que era passageira do ônibus, tentar fugir do local foi alvejada por arma de fogo. A equipe da Derfd já estava monitorando esse menor infrator há algum tempo”, disse o titular da Derfd.

Adriano Felix informou que após os disparos, os adolescentes entraram no micro-ônibus e roubaram um funcionário do PIM, em seguida empreenderam fuga. “Durante a ação criminosa os infratores ainda subtraíram o celular de uma outra vítima que estava dentro do micro-ônibus. Esse celular foi apreendido na casa de um dos infratores e reconhecido na especializada pelo proprietário. No local, também foi encontrado um cartucho de calibre 36, de fabricação caseira, possivelmente da espingarda utilizada no latrocínio”, pontuou o titular da Derfd.

Durante a coletiva de imprensa a delegada Elizabeth de Paula ressaltou que o adolescente que atirou no motorista tem passagem pela Deaai por tráfico de drogas, lesão corporal, furto e também está envolvido em um latrocínio ocorrido em 2016. O outro menor infrator tem passagem por tráfico drogas. A autoridade policial disse, ainda, que a dupla irá responder por ato infracional análogo ao crime de latrocínio. Ao fim dos procedimentos os dois adolescentes serão apresentados para a Promotoria de Justiça.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •