Agendamentos para exame supletivo da Seduc estarão disponíveis a partir do dia 2 de fevereiro - Fato Amazônico


Agendamentos para exame supletivo da Seduc estarão disponíveis a partir do dia 2 de fevereiro

Os agendamentos para as provas do exame supletivo da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) serão disponibilizados para o público em geral a partir do dia 2 de fevereiro. A informação foi divulgada pela gerência de Atendimento Educacional à Diversidade (Gaed) da Secretaria, ontem (25/1).

De acordo com o gerente de Atendimento Educacional à Diversidade, Nilton Teixeira, nesse mês de janeiro, a Seduc priorizou o atendimento às pessoas que estudaram na rede pública (estadual ou municipal) e na rede privada de ensino que já estavam cadastradas no sistema.

“Nesse mês de janeiro, daremos prioridade para as pessoas que estudaram na rede pública ou privada e reprovaram em alguma disciplina, e precisam obter a certificação no Ensino Fundamental ou Médio. A partir do dia 2 de fevereiro, os agendamentos estarão disponíveis para o público em geral”, informou.

Ainda segundo Teixeira, a Seduc atenderá, excepcionalmente, as pessoas que precisarem do certificado com urgência, para apresentar o documento como requisito para vagas de emprego, por exemplo.

Dúvidas frequentes:

  • O cadastro no site examesupletivo.seduc.am.gov.bré um requisito obrigatório para o agendamento e realização das provas e está disponível para as pessoas que tenham interesse em concluir os estudos.
  • Quem acessa o sistema pela primeira vez deverá fazer um cadastro. Primeiramente, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Na sequência, é preciso informar o nome completo, o nome completo da mãe e a data de nascimento.
  • O sistema só aceita um único cadastro por pessoa. Se o candidato já fez o cadastro alguma vez, não pode ser feito um novo cadastro.
  • Caso o candidato tenha esquecido a sua senha ou não está conseguindo acessar o sistema por algum outro motivo, deverá comparecer à sede da Seduc ou em algum dos três locais de atendimento: Centro Thiago de Mello; escola estadual Sólon de Lucena e Instituto de Educação do Amazonas.

Requisitos – Para realizar os exames e obter a certificação de conclusão no Ensino Fundamental, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos.

Os candidatos que desejam obter a certificação de Ensino Médio devem ter idade mínima de 18 anos para fazer as provas.

Locais e horários de atendimento – O agendamento das provas para a escola Sólon de Lucena e para o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) pode ser feito via Internet. Após o agendamento, o candidato deverá imprimir ou capturar a imagem do comprovante de realização da prova, onde constará o local e a data do exame.

Já para o Centro Thiago de Mello, os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. É necessário que o candidato esteja munido do Registro Geral (RG), CPF e Comprovante de residência.

As provas na escola Sólon de Lucena e no Centro Cultural Thiago de Mello acontecem das 8h às 21h. No IEA, as provas são realizadas das 8h às 17h.

Emissão dos certificados – A emissão e o recebimento dos certificados é realizada apenas na sede da Seduc, rua Waldomiro Lustoza, 250, no bairro Japiim 2, no horário de 8h às 17h. Os certificados são emitidos 30 dias após a solicitação. Caso o candidato necessite de uma declaração de conclusão, a emissão é feita no mesmo dia da solicitação.