Água é insubstituível para o organismo humano - Fato Amazônico

Água é insubstituível para o organismo humano

Brasília, DF … [ASN] O ASN TV começa uma série especial a respeito dos Oito Remédios Naturais e o primeiro a ser abordado um deles é a água, este líquido maravilhoso que está aqui em minhas mãos. Mas olha só que interessante: ele não tem cor, cheiro ou sabor, mas possui qualidades impressionantes. E para conhecer um pouco mais sobre a água, vamos conversar hoje com o Dr. Fernando Victor do Carmo. Ele é urologista e vai passar algumas informações bem importantes a respeito desse tema. Acompanhe agora!

ASNTV: Muito obrigado, doutor Fernando, por aceitar o convite de estar conosco. Que benefícios a água traz para a nossa saúde e quanto de água devemos beber diariamente?

Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui hoje com vocês. A água é fundamental na nossa composição. A formação do corpo humano pode variar, de 94% de água na fase embriológica, até 70% na fase adulta. Isto está diretamente relacionado aos benefícios da água para o nosso corpo. Pessoas que ingerem a quantidade correta de água por dia tem a pele mais hidratada, tem um ritmo intestinal mais favorável, sem obstipação intestinal (prisão de ventre), ou seja, não têm fezes ressecadas. A quantidade de água necessária por dia é de 25 ml por quilo, e isso varia de acordo com o peso da pessoa.

Quantidade necessária de água varia de acordo com o peso.

ASNTV: Interessante que as pessoas falam muito em oito copos, genericamente, mas não é. O correto então seria fazer este cálculo: 25 ml por quilo corporal?

Isso! Além do benefício da hidratação da pele, de um ritmo intestinal sem ressecamento, a ingesta (consumo) de água no nível adequado evita a formação de cálculos renais, e existem cálculos que são infecciosos. Há pacientes que vão ao consultório com infecção urinária frequente, e se deve à baixa ingesta de água. Às vezes não precisa nem tomar remédio, é simplesmente aumentar a ingesta de água, que isso já tira da vida do paciente um ponto da infecção urinária.

ASNTV: Pelo que o senhor está falando, a água tem a ver com todo o nosso ritmo corporal, não é?

Sem dúvida nenhuma! A água trabalha desde o componente de formação das nossas células até seu funcionamento na última instância dos nossos últimos dias de vida.

A água é insubstituível.

ASNTV: Há outra questão que as pessoas têm muita curiosidade de saber: É possível substituir a água por outros líquidos, como suco de frutas, e ter os mesmos benefícios?

Embora nosso organismo tenha a capacidade de absorver o que lhe interessa, é bom termos em mente que os outros líquidos têm substâncias que podem trazer prejuízos ao nosso corpo, diferente da água. Esta, quando ingerida, é absorvida e não tem componente que faz qualquer dano ao nosso corpo. Porque, quando ingerimos refrigerante, por exemplo, existe um PH diferente, existe oxalato de cálcio, o que vai resultar em alteração da função renal, e pode até formar cálculos renais. Por outro lado, a água tem o PH correto, solubilidade correta de oxigênio e os componentes corretos que o nosso organismo vai precisar.

A água é remédio contra câncer, infecção urinária e envelhecimento precoce.

ASNTV: A água tem tudo o que o nosso corpo precisa, o ideal é não substituir realmente. O ideal é beber água e água à vontade. O senhor falou agora pouco a respeito dos benefícios. Agora vamos falar um pouco dos prejuízos para aqueles que não bebem água. O senhor explicou que o correto é beber, por dia, o equivalente a 25 ml por cada quilo corporal. Quem não bebe a quantidade necessária de água corre o risco de sofrer que tipos de doenças e desenvolver quais problemas?

Como a água está diretamente ligada ao PH do nosso corpo, quando este PH se altera, as células cancerígenas adquirem também uma maior força para se proliferar. Então, a água vai manter o PH celular adequado, evitando que nossas células trabalhem em ambiente desfavorável. Como a água tem a função de hidratar nossa pele, pessoas que se privam da água percebem um maior envelhecimento precoce. Pessoas que se privam do uso correto da água, como falei a pouco, tem um número de infecção urinária recorrente maior, mais frequente do que aqueles que usam água de maneira correta. Além disso, a falta de água no nosso organismo pode dificultar a excreção dos metabólicos do nosso organismo, porque através dela toda sujeira do nosso organismo, filtrada pelos rins, vai ser excretada. Outro prejuízo que pode acarretar a falta de água é, às vezes, a pessoa ficar um pouco letárgica, sonolenta, um pouquinho devagar. A água serve para que as células funcionem em sua eficiência máxima, e isso faz com que a pessoa tenha disposição, não ande fatigada, não ande cansada.

Ok, doutor Fernando, muito obrigada pelas informações que o senhor deu para nós! Hoje você viu quão importante é beber água. Se você quer ter vida mais longa, mais saudável e economizar dinheiro na farmácia, não precisar gastar dinheiro na farmácia, beba muita água! Sabe, Deus que nos criou, Deus que criou a água, Ele sabe quão importante é esse líquido. Na Bíblia, nós encontramos vários versos que fala a respeito disso. Eu quero citar só um para você. Apocalipse 22:17 diz: “Aquele que tem seda venha e quem quiser receba de graça da água da vida”. Pense nisso, ok? E acompanhe toda a série sobre os “Remédio Naturais”. Um abraço e até a próxima edição!