Aleam capacita primeira turma do Curso de Elaboração de Projeto Básico - Fato Amazônico

Aleam capacita primeira turma do Curso de Elaboração de Projeto Básico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, encerrou ontem (11), a qualificação da primeira turma de servidores que completou o Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência (Teórico e Prático). O curso qualificou 40 funcionários – efetivos e comissionados – da Casa para elaborarem projetos básicos utilizados nas compras nas modalidades “licitação” e “direta” e termos de referência usados na modalidade “pregão”.

O encerramento das aulas contou com a presença do diretor geral da Aleam, Wander Mota que, atendendo a orientações do presidente Abdala Fraxe (Podemos) e da Mesa

Diretora da Aleam, tem discutido com o Comitê Gestor da Casa a adoção de várias novas medidas para tornar mais eficientes os processos administrativos e contábeis do Poder Legislativo. “Estamos implantando os e-mails oficiais que irão eliminar a papelada de memorandos e circulares; estamos padronizando a Documentação da Casa pelas regras do Arquivo Nacional; implantamos a figura do Leiloeiro da Casa e já atualizamos e disponibilizamos em nosso site as leis aprovadas na Aleam nos últimos 32 anos, sem contar com os projetos ambientais, sociais e de saúde desenvolvidos em todos os setores da Casa”, apontou Wander Mota.

Falando aos servidores, o diretor apontou que essa qualificação vai permitir mais eficiência na elaboração dos projetos básicos, acelerando os processos de compra e ainda com o devido cumprimento das normas fiscalizadoras. “Esse treinamento capacita os servidores de todos os setores da Assembleia a elaborar, com detalhamento e amparo legal, os processos de compra de cada departamento. Isso vai evitar o vai e vem de processos, encurtando o caminho das compras, ao mesmo tempo em que obedece às determinações dos órgãos de controle”, apontou.

Ministrado pelo professor Elinson Silva Lima, que é mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e analista legislativo da Aleam, o evento teve uma carga de 20 horas. As aulas, que começaram na segunda-feira (7), aconteceram no Centro Técnico do Poder Legislativo, da Escola do Legislativo.

Segundo Elinson Lima, o resultado do curso será verificado no dia a dia, com a melhoria dos procedimentos de compras na Aleam. “Creio que os entraves nos processos de compras, em virtude de falhas na elaboração dos projetos, serão reduzidos a partir de agora”, observou o professor.

A engenheira eletricista Cristiane da Conceição Magalhães destacou a importância do curso. “Dentre os cursos de projeto básico que já fiz, esse foi um dos melhores. Com certeza, agora vou ter mais condições de fazer um projeto básico”, disse a servidora. Ela declarou que foi uma boa oportunidade para tirar muitas dúvidas sobre o assunto.

Além de conceitos, componentes e princípios da Administração Pública, o Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência incluiu, ainda, no seu conteúdo programático, temas como a licitação na Constituição Federal e a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitação).

Na próxima segunda-feira (14), a Aleam inicia as atividades com a segunda turma do Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência (Teórico e Prático).