A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) fará entrega 150 mudas de plantas medicinais oriunda de 15 espécies que fazem parte do projeto Horta Medicinal denominada ‘Plantando Saúde’. O evento de entrega acontece no dia 6 de novembro, às 8h, na própria horta, instalada numa área pertencente à quadra de esportes da Casa.

Podem receber as mudas servidores da Casa e dependentes que frequentam a Diretoria de Saúde da Aleam, assim como a comunidade em geral interessada no plantio de ervas medicinais. Entre as espécies estão o hortelã, babosa, mastruz, gengibre, cidreira, capim-santo, boldo brasileiro e chinês, manjericão, óleo elétrico e crajiru.

Criado em junho deste ano com o incentivo do presidente David Almeida (PSD), o projeto é integrado entre as diretorias de Saúde e Geral, Coordenadoria de Esportes, Coordenadoria de Planejamento e Modernização, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além do apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação de Desenvolvimento Sustentável.

O coordenador de Esportes da Aleam, José Laan, o idealizador do projeto, disse que a essência do projeto é distribuir, de forma gratuita, mudas de plantas medicinais para ajudar a melhorar a saúde da população.  “A ideia é levar às pessoas a fazer sua horta caseira, a exemplo do que acontecia no passado”, disse, ressaltando que a plantação de mudas contou com a ajuda de técnicos da Embrapa que orientaram os funcionários da Casa sobre técnicas de plantio e os tipos de espécies mais utilizadas.