Aleam realiza 2ª Campanha de Conscientização contra os Maus Tratos à pessoa Idosa - Fato Amazônico


Aleam realiza 2ª Campanha de Conscientização contra os Maus Tratos à pessoa Idosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, vai promover a 2ª Campanha alusiva ao Dia Mundial de Conscientização contra os maus Tratos à Pessoa Idosa. O evento será na próxima sexta-feira (15) às 8h, no hall de entrada do prédio principal da Assembleia.

A campanha acontece em virtude do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. De acordo com a assistente social Maísa Alfaia, gerente da Gerência de Servidores Inativos da Assembleia, o objetivo é alertar os servidores da Casa quanto às formas de violência contra o idoso e como denunciá-las, em caso de agressão.

“Muitas pessoas pensam que a violência contra o idoso é apenas a violência física, mas existem outras atitudes que caracterizam violência, como a negligência, a omissão, privação de medicamentos ou descuido com a higiene pessoal do idoso e a violência psicológica. Por isso vamos distribuir folders informativos sobre os meios de denúncias para os servidores que presenciarem ou souberem ou tiverem conhecimento de algum caso”, explicou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2013, existem mais de 26 milhões de idosos no Brasil. Cerca de 80% das denúncias sobre violência contra o idoso eram relacionadas à negligência.