Monitores de TV de led e telões de projeção são instalados nos bastidores do palco do Curral Zeca Xibelão para as equipes técnicas envolvidas no show Amazônia Táwapayêra de gravação do DVD 2014 do Boi Caprichoso. Na festa, a tecnologia será a principal ferramenta principalmente com a projeção de imagens em 3D no palco, de acordo com contexto do roteiro do espetáculo, feita por painéis de led montados pela empresa Formatto Imagens Telões.

Claudemir de Miranda, técnico da empresa Formatto, informa que 150 metros quadrados de painéis de led compõem o fundo do palco. “São mais de 300 metros de estrutura de alumínio para podermos montar os painéis. Estamos, ao todo, com 2.500 metros de cabeamento para comunicação entre os painéis. Tudo isso representa quase 3 mil toneladas de equipamentos”, enfatiza.

Este ano houve ampliação da estrutura de iluminação. As empresas ProShow de Parintins e LF Maia de Manaus firmaram parceria para fazer a iluminação da festa do DVD.Estima-se o uso de cerca de 20 toneladas de equipamentos. Segundo Babá Tupinambá, proprietário da Proshow, os efeitos de luz fazem parte de um conjunto de fatores. “São máquinas de última geração lançadas no mercado. A partir de agora, os canhões de luz estarão direcionados em um raio de 360 graus no ambiente”, explica.

A empresa Barra Som trouxe estrutura utilizada em grandes shows e festivais internacionais como mesas com sistema de gravação padrão no mundo, o Protolls HDX. De acordo com Leno Monteiro, técnico de gravação da Barra Som, os equipamentos têm capacidade de cobrir todo o show com mesas digitais de alta tecnologia. “Esse ano trazemos mais equipamentos e vamos fazer uma forma diferente de gravação. Nossa equipe tem seis técnicos de gravação”, adianta.

Já a empresa Pirovisual Parintins vai trabalhar com show pirotécnico no palco a cada aparição de item. “Nossa empresa vai usar mais show inddor para não atrapalhar o andamento da gravação. Vamos ter mais efeitos visuais do que barulho. Teremos algumas bombas. O efeito de show é no palco. Para cada item, uma surpresa e um tipo de fogo. Além de fogos, teremos máquinas de gelo seco, flame e escapape para jogar, tanto papéis prateados, quanto azuis”, afirma o especialista em fogos, João Afonso.