Alunos autistas participam de atividade recreativa - Fato Amazônico

Alunos autistas participam de atividade recreativa

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 60 alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e da Associação de Amigos do Autista (AMA) tiveram uma manhã de descontração e atividades recreativas, nesta quarta-feira, 02, no clube City Park, no quilômetro 33 da AM-010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara). A programação foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Antes de irem à piscina com os alunos, pais, professores e monitores participaram de uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, que marcou o início da programação. Segundo a professora da Escola Municipal André Vidal de Araújo, Elisangela Freire aproximadamente 200 pessoas participaram da celebração. Ela destacou a importância da participação dos pais.

“A participação dos pais é fundamental para que os alunos se sintam à vontade. Como eles já vivem no mundo deles, como todos os autistas, percebemos que ao lado dos pais e parentes os alunos têm uma melhora significativa”.

A felicidade de sair da rotina das aulas nas escolas estava estampada no rosto dos alunos que foram até o clube. Foi o caso do aluno Tiago dos Santos, 25, que, apesar da timidez, afirmou que estava se divertindo com os amigos. “Estou jogando bola e fazendo natação com os coleguinhas”.

Aluno da AMA, Gabriel Pereira, 21 – o mais comunicativo da turma – comentou ter gostado do passeio e frisou que estava ansioso para o restante da programação. “Estou gostando de tudo. Vamos ver a onça na sexta-feira (04)”, destacou o aluno.

O músico Gentile Vieira, 30, acompanhou o filho Marlyson Soares, 15, no passeio e ressaltou que ambos aproveitaram o evento. “É uma boa forma de interagir, quebra a rotina da escola, porém sabemos que deve haver um cuidado redobrado, por isso a importância da presença dos pais, além dos monitores. A felicidade do meu filho me faz feliz”.

A programação faz parte da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo em Manaus, que continua nesta quinta e sexta-feira. Referência em Manaus, o Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo é coordenado pela Gerência de Educação Especial da Semed e atende 420 alunos especiais. Aproximadamente 180 deles são autistas, divididos entre alunos da Escola André Vidal de Araújo e crianças atendidas pelos programas voltados à estimulação essencial, estimulação de aprendizagem em dois níveis e multiprofissionais.