Alunos da Escola Adventista vivenciam cultura indígena na semana do índio - Fato Amazônico


Alunos da Escola Adventista vivenciam cultura indígena na semana do índio

Acessórios, pinturas, cantoria, culinária, artesanato e utensílios típicos, estas tradições indígenas serão vivenciadas pelos estudantes da Rede Educacional Adventista através dos Projetos: Waku Sese e do Tchaüene, entre os dias 18 e 19 de abril em celebração ao Dia do índio.

 O evento, que tem o objetivo de proporcionar o compartilhamento de culturas entre a comunidade escolar e a tribo Inhãa-bé (de etnia Saterê e Ticuna do Rio Tarumã), será realizado nas Escolas Adventistas da Liberdade e da Alvorada,  nos horários de 08h00 até às 16h00, nesses dois dias festivos.

Os convidados serão homenageados por meio de encenação apresentada pelos alunos e contextualizará um fragmento do livro “Indio Maytapu”, do autor paraense Florêncio Almeida Vaz , visando levar o público à reflexão sobre a luta pela resistência indígena.

Entre as diversas novidades do evento, o coral da Educação Adventista cantará uma música na Língua Ticuna e uma entrevista com os integrantes da tribo atualizará os discentes sobre a realidade do grupo.

Já pensando em suprir as necessidades físicas dos componentes da tribo convidada (já constatada em visita in loco), a comunidade escolar está arrecadando alimentos para compor dezenas de cestas básicas que serão doadas aos nativos.

Segundo a organização do evento a intenção é quebrar paradigmas, ensinar sobre valorização e respeito a estes povos, além de levantar a bandeira contra o preconceito às etnias em questão.

SERVIÇO

EVENTO:                                                                           

Projetos em Celebração ao Dia do Indio

-Waku Sese – Escola Adventista da Alvorada (Dia 18/04 nos horários 08h às 11h00 e de 14h00 às  16h00)

-Tchaüene – Escola Adventista da Liberdade (Dia 19/04 nos horários 08h às 11h00 e de 14h00 às 16h00)

ATIVIDADES: Entrevistas, exposição de artesanato, culinária, pinturas, música, encenação e incentivo à leitura.

ORGANIZAÇÃO: EDUCAÇÃO ADVENTISTA DO AMAZONAS