Alunos da Escola Estadual Olga Falcone desenvolvem técnicas do jornalismo com o projeto ‘Olga News’ - Fato Amazônico


Alunos da Escola Estadual Olga Falcone desenvolvem técnicas do jornalismo com o projeto ‘Olga News’

Iniciativas para o aprendizado e desenvolvimentos dos alunos nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) vão além da sala de aula. Uma das escolas que busca envolver os alunos com diferenciais na educação é a Escola Estadual Olga Falcone, localizada na rua Theóphilo de Matos, no Bairro da Paz, Zona Centro-Oeste de Manaus, que faz parte da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3).

O professor da disciplina de artes, André Henrique Farias, é responsável pelo projeto do jornal da escola ‘Olga News’, partindo de uma ideia criativa com a finalidade de envolver os alunos desenvolvendo suas habilidades e com o propósito de divulgar as ações da escola.

“Eu acho que é uma ideia criativa, partindo da premissa de criar uma publicidade positiva da escola, para mostrar que existem alunos criativos e capazes”, explica o professor André.

O jornal da escola iniciou no mês de abril deste ano, utilizando a plataforma do YouTube como meio de divulgação. Com uma equipe de sete alunos que fazem as reportagens nos eventos da escola e em seguida passa pela edição do professor, até ser divulgada no canal da escola no YouTube ( https://www.youtube.com/channel/UC8t3BFET_Kv8b5SKEoNdf0g )

A aluna Letícia Bruna Ferreira Lacerda, 15, do 9° ano do Ensino Fundamental, sempre gostou de reportagem. “É importante para a gente se desenvolver, porque muitos de nós que estamos participando éramos muito tímidos. Eu ficava muito tímida e gaguejava muito falando em público, agora tenho me comunicado melhor”, destaca Letícia, que anseia cursar Jornalismo na faculdade.

Para o aluno Pedro Henrique Oliveira  Paixão, 13, tudo começou na sala de aula. “Depois de uma aula que o professor falou sobre Jornal e Marketing, ele perguntou quem gostaria de participar do projeto, eu fui à procura dele. Desde que entrei no jornal da escola, eu passei a ter mais conhecimento e aprendi bastante”, enfatiza Pedro Henrique que cursa 8°ano do Ensino Fundamental.

A escola Olga Falcone tem um calendário escolar cheio de atividades que envolvem alunos, docentes e pais. Com 1.072 alunos neste ano de 2017, a escola completou 31 anos de existência, tendo alunos do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental e Projeto Avançar. Atualmente a professora Kamilla Queiroz está à frente da gestão da escola.