Alunos da rede municipal participam de atividade de encerramento do projeto English for Kids - Fato Amazônico


Alunos da rede municipal participam de atividade de encerramento do projeto English for Kids

Mais de mil alunos do terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participaram do projeto “English for Kids” durante o ano de 2014. No contraturno escolar, os estudantes participam duas vezes por semana de um curso livre de língua inglesa. Ontem de manhã, houve a II Mostra Cultural do projeto para marcar o encerramento das atividades deste ano.

O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

Iniciado em 2013, o English for Kids é desenvolvido em 15 escolas do município, com um total de 1.100 alunos beneficiados. As aulas são ministradas por estagiários da graduação de letras e língua inglesa da Ufam, bolsistas do Programa Bolsa Universidade pela Espi e professores da rede municipal de educação.

São 55 turmas que contam com mesas educacionais E-Blocks, flashcards e CDs de áudio para aprender a língua inglesa. Para a coordenadora geral do projeto, Kátia Florêncio Nogueira, o evento realizado nesta sexta-feira é uma oportunidade de os alunos mostrarem seu aprendizado. Além disso, houve entrega de certificados de honra ao mérito para escolas, assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs), professores, estagiários e bolsistas que participaram do projeto.

“O objetivo principal da mostra são os resultados. Por meio das aulas de oralidade, de diálogos e da escrita nossos estudantes adquiriram muitos conhecimentos”, comentou.

A bolsista do 8º período do curso de letras e língua inglesa da Ufam, Ilma de Lima, que tem uma turma com 12 alunos na Escola Municipal Padre Puga, bairro Japiinlândia, zona Sul, disse que tem alcançado bons resultados com o projeto.

“Meus alunos do 4º ano tiveram o primeiro contato com a língua inglesa. O interessante é que quando entrarem no 6º ano, eles não terão muitas dificuldades. As crianças aprendem muito fácil. Até porque usamos boa metodologia, temos vários livros, enfim, quanto mais cedo eles tiveram contato com o idioma, melhor para eles”, destacou.

A aluna do 5º ano, Ketlen Cristini Viana Silva, da Escola Municipal Waldir Garcia, bairro São Jorge, zona Oeste, faz parte do projeto desde o ano passado. Segundo a estudante, foi uma oportunidade boa de começar a aprender a língua inglesa.

“Gostei muito do projeto porque foi a oportunidade que eu tive de aprender inglês, já que minha mãe não tem recurso para pagar uma aula particular”, disse a aluna, que durante a mostra participou da peça “O mágico de Oz”.

Para o ano que vem, a rede municipal estuda expandir o projeto para os estudantes do primeiro e segundo ano.