Alunos das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed fazem visita ao Cigs - Fato Amazônico

Alunos das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed fazem visita ao Cigs

Alunos das Ocas do Conhecimento Ambiental das zonas Norte, Leste e do Puraquequara, programa mantido pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, visitando e conhecendo o trabalho desenvolvido pela Oca do Conhecimento do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CiGS). Foram 78 alunos que caminharam nas dependências do zoológico e conheceram alguns animais da fauna da região Amazônica.

A Oca do Cigs promove a educação socioambiental para a comunidade de Manaus e visitantes em geral e funciona como termo de cooperação técnica da gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a própria organização militar.

“Nós pensamos, nessa atividade coletiva com as três Ocas, (do Puraquequara, do Norte e do Leste), de oferecer essa oportunidade aos nossos alunos, por morarem em uma região mais afastada do Cigs. Esse é um local de conhecimento e preparação para os alunos e a comunidade que visitam esse espaço, ou seja, dos cuidados que devemos ter com os animais, tipos de alimentação, cuidado ao chegar perto das jaulas, não oferecer alimentos inadequados, enfim, considero uma aula viva para despertar o cuidado com a fauna e flora amazônica”, explicou a coordenadora das Ocas, Gina Gama.

Pela primeira vez visitando o Cigs, o aluno do programa Formando Cidadão da Policia Militar (PM) e da Oca do Conhecimento Ambiental Norte, Daniel Oliveira de Castro, 17, ficou vislumbrado com o que viu no zoológico e o trabalho feito pela Oca, localizado em área militar.

“Foi excelente essa visita, porque a gente aprende como cuidar dos animais, do meio ambiente e a evitar jogar lixo nas ruas, porque isso faz parte da educação ambiental. Na Oca que participo, já aprendi a ver nosso meio ambiente de outra forma e até sei como fazer a plantação de vários tipos de frutas”, disse.

A aluna da Escola Municipal Vicente Mendonça Júnior, bairro Grande Vitória, Caroline de Souza, 14, há três anos participa das atividades da Oca do Conhecimento Leste. Para a estudante, a chance de conhecer o trabalho realizado pela Oca do Cigs e do próprio local foi algo marcante e um aprendizado grande em sua vida escolar.

“Nossa, é muito bom e legal ver como os militares cuidam dos animais aqui no Cigs, principalmente quando um deles sofre algum acidente. Conhecer esse local é muito bonito, porque muitas pessoas não têm essa oportunidade. Como aluna da minha Oca, vejo esse momento como uma aula junto a natureza”, ressaltou.

Outro alunos que ficou feliz pela chance de conhecer o zoológico, foi João Victor Gadelha dos Reis, 13, aluno da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, na comunidade Bela Vista. O jovem, que há três meses participa da Oca do Conhecimento do Puraquequara, diz que foi maravilhoso conhecer o trabalho feito no local.

“Isso aqui é como fosse uma aula. Foi muito legal e bacana, porque a gente não sai muito, e hoje (quarta) ver esses animais de perto é marcante. Na Oca do Cigs, os responsáveis cuidam dos animais, do meio ambiente e tudo sobre a natureza. Na minha Oca, o aprendizado é quase igual, por isso, é uma oportunidade única de acompanhar tudo isso pessoalmente e aprender mais ainda”, relatou.