Alunos do curso de Agente de Informações Turísticas encerram atividades com aula prática - Fato Amazônico

Alunos do curso de Agente de Informações Turísticas encerram atividades com aula prática

Os alunos do curso gratuito de ‘Agente de Informações Turísticas’, ministrado pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony da Câmara Municipal de Manaus (ELVLAA/CMM), concluíram a formação, na manhã desta sexta-feira (8), com uma aula prática, no Centro Cultural Povos da Amazônia. O curso, que teve carga horária de 80 horas, proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender como informar e orientar turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos de Manaus.

Para a comerciante Jaredi Pereira, 49 – aluna do curso – o aprendizado foi excepcionalmente importante para o trabalho que exerce. “Trabalho com a venda de lanches, e muitas vezes me encontrei na situação de não saber coisas sobre o nossos pontos turísticos para os visitantes que eu atendia. Então, foi proveitoso, pois aprendi a relevância de saber se comunicar com as pessoas”, destacou.

Para a professora Carmem Bernardes, que acompanhou os alunos na aplicação dos ensinamentos no ponto turístico, 50% do conteúdo programático do que foi ministrado, foi bem absorvido pelos alunos, que vão conseguir atuar já no preparatório para as Olimpíadas de 2016.

“Que eles têm a vivência, que é bem diferenciada da parte teórica, que é quando você vem experimentar, conhece o local físico, ouve as histórias, ainda mais enriquecedoras do que o texto que aprendeu – a pessoa ganha, como se ela mesmo, tivesse dentro daquele local. Quando ele vier a explicar ao turista ou visitante, você perceberá a emoção do local que é transmitida no tom de voz e no brilho dos olhos. Então ele consegue realmente passar a realidade para estimular as pessoas a visitarem espontaneamente os pontos turísticos”, explicou a professora.

Na aula prática, os futuros agentes de Informações Turísticas puderam acompanhar e deslumbrar como atua um profissional. Na ocasião, eles presenciaram uma visita guiada, feita pelos guias do Centro Cultural.

Na capacitação, os alunos aprenderam fundamentos do turismo e hospitalidade, estrutura e organização dos equipamentos e serviços turísticos, patrimônio cultural, noções de sustentabilidade no turismo, qualidade no atendimento, entre outros assuntos. As aulas aconteceram na sede da Câmara Municipal de Manaus, localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, nº 850, bairro São Raimundo, das 8h às 14h.