Amanda Marques conquista medalha de ouro na 2ª etapa da Copa Brasil - Fato Amazônico

Amanda Marques conquista medalha de ouro na 2ª etapa da Copa Brasil

A amazonense Amanda Marques, 23, beneficiária do programa Bolsa Atleta Municipal, mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), sagrou-se campeã do rating A, que reúne as atletas de melhor nível técnico, na segunda etapa da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste de Tênis de Mesa, que chegou ao fim neste domingo, 12, após quatro dias de disputas acirradas.

Jogadora de melhor desempenho da modalidade na região, Amanda, que também é conhecida como “Raquetinha”, conquistou ainda a medalha de ouro na categoria Absoluto A. “Foi difícil vencer. Eu estava sendo visada pelas atletas por ter a maior pontuação do ranking, mas consegui manter o controle e derrotá-las. Agora, me preparo para o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, em maio, e continuo mantendo o sonho de participar das Olimpíadas”, declarou.

Realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a competição, que teve o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel, ocorreu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da capital, reunindo, aproximadamente, 300 atletas de 18 estados do País, além da Seleção Brasileira Paralímpica de Tênis de Mesa.

Iniciado na quinta-feira, 9, o torneio foi disputado por atletas dos ratings de A a O em 16 categorias, do Pré-Mirim ao Sênior. Na sexta-feira, 10, foi dada a largada para a competição de ranking e no terceiro dia de disputas, a Seleção Brasileira Paralímpica competiu pela copa. Neste domingo foram realizadas as semifinais e finais pelos atletas rankiados pela CBTM. Os melhores classificados pontuaram no ranking nacional da CBTM, segundo os organizadores.

Para Emerson Morais, representante da CBTM, a competição ocorreu com sucesso em Manaus. Ele adiantou que a Confederação de Tênis de Mesa estuda realizar na cidade a primeira etapa da Copa Brasil e o Campeonato de Tênis de Mesa em 2016.

“Estamos muito felizes com o resultado. Agradecemos ao apoio tanto dos órgãos públicos, quanto dos atletas e da população que compareceu para prestigiar as partidas e torcer. Existe um estudo e queremos voltar ano que vem para realizar mais dois eventos da confederação na cidade. A primeira etapa da Copa Brasil e quem sabe o Campeonato Brasileiro da modalidade”, enfatizou Morais.

Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, o campeonato de Tênis de Mesa é uma vitrine para os atletas amazonenses. “Temos grandes competidores neste esporte que vem conquistando novos adeptos ano após ano. A Copa de Tênis foi realizada com sucesso e ficamos satisfeitos com os resultados obtidos pelos atletas do Estado”, concluiu Damasceno.

Classificação

Resultado rating A Feminino – 09/04

1º lugar: Amanda Silva Marques – AM

2º lugar: Thaina Maria Ribeiro Gava – SP

3º lugar: Suelen Ramos – AM

3º lugar: Marina Michelin – SP

Resultado rating A Masculino

1º lugar: Humberto Manhami Júnior – SC

2º lugar: Israel Barreto – AM

3º lugar: Henrique Mitsuo Narita Filho – SP

3º lugar: Mário Costa – AM

Resultado ranking olímpico Feminino 12/04

1º lugar: Amanda Silva Marques – AM

2º lugar: Jéssica Silva Prates – SC

3º lugar: Vera Maria Coelho Rodrigues da Silva – SP

3º lugar: Thaís Regina Castro Figueiredo – SC

Resultado ranking olímpico Masculino

1º lugar: Henrique Mitsuo Narita Filho – SP

2º lugar: Mário Costa – AM

3º lugar: Afonso Júnior – RO

4º lugar: Israel Barreto – AM