Amazonense de Jiu-Jítsu revela atletas para o Mundial da Califórnia - Fato Amazônico

Amazonense de Jiu-Jítsu revela atletas para o Mundial da Califórnia

O 27º Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu encerrou ontem após três dias de disputas, no ginásio Ninimberg Guerra, no São Jorge, zona Oeste. O destaque foram os campeões da categoria Absoluto, que ganharam passagens aéreas de ida e volta para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, que acontece na Califórnia (EUA), de 28 de maio a 1º de junho.

Dentre os três mil atletas que participaram do evento realizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (Fjjam), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Wesley Mamede levou a melhor na categoria pesadíssimo e também na Absoluto Roxa. Na disputa, o atleta, que pertence à academia Mutação, venceu após finalizar Abraham Lincoln, da Grace Barra.

“Estou muito feliz por ter conseguido a vitória e bastante emocionado com a oportunidade de disputar pela primeira vez o Mundial. Sei que não vai ser fácil, mas a vitória é mais gostosa quando conseguimos passar por cima de qualquer adversidade”, comentou Wesley, 21, que medindo 1,90m precisou perder 11 quilos para participar do Estadual.

“A minha altura ajuda muito na hora da luta, ainda mais se eu conseguir ser ágil. Mas, para ser mais veloz eu preciso ainda perder cinco quilos. Estava pesando 134kg, agora estou com 123 e quero chegar aos 118kg para o Mundial. Desta forma, vou conseguir ser mais rápido e cansar mais o adversário”, disse o atleta.

Outro que garantiu a ida aos EUA foi Igor Brito. Depois de encarar três lutas, o atleta da academia Omar Salum protagonizou uma final dura com Vitor César e venceu por pontos a Absoluto Azul Adulto. Esta será a primeira vez que ele participará do Mundial da Califórnia.

“Eu sabia que seria difícil conquistar o ouro, mas minha preparação foi dura e não desanimei em nenhum momento. Quero agradecer a meu mestre Omar Salum pelo apoio e garanto que vou fazer uma boa estreia no Mundial e representar muito bem o Amazonas”, disse Igor.

Quem também se deu bem foi Emanuel Castro, atleta conhecido nos pódios das competições da modalidade. Oito vezes campeão amazonense, o lutador venceu a Absoluto Azul Juvenil. Com a vitória deste domingo, é a quarta vez que ele garante vaga no Mundial. Em 2010 e 2012 o faixa azul dominou a competição internacional e trouxe ouro para casa.

Absoluto antecipada

A disputa da categoria Absoluto estava marcada para acontecer nesta segunda-feira, 21, no Bergão. Mas, segundo o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, as lutas foram antecipadas para zelar pelo descanso dos atletas.

“Nós resolvemos antecipar a Absoluto, pois percebemos que os atletas ficariam sobrecarregados com a espera da categoria, que é a mais desejada entre eles. Desta forma, estaríamos desgastando os lutadores não só fisicamente, mas principalmente, psicologicamente. Antecipar as disputas não tirou o brilho do evento. Agradeço a todo o público que passou por aqui. Tivemos uma média de três mil pessoas por dia no Bergão, torcendo por seus amigos e familiares”, disse o secretário.

Ao todo, o 27º Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu está concedendo oito passagens de ida e volta para a Califórnia aos atletas que faturaram a vitória no Absoluto.