O ano letivo de 2019 começa com mais de 400 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino do Amazonas, segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).  As aulas iniciaram, na quarta-feira (06/02), ocasião em que a equipe de secretários da Seduc fez uma visita surpresa para receber alunos na Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, no Coroado, zona leste da capital.

Durante a visita, a equipe conversou com professores e gestores para ouvir demandas e compartilhar alguns dos desafios que já estão sendo enfrentados pela nova gestão desde o início de janeiro. Para a diretora da escola, professora Sheila Maria Barreto, o encontro inédito foi um incentivo tanto para servidores quanto para alunos. 

“Foi muito positivo poder mostrar a escola, os projetos e compartilhar as demandas dos professores logo no primeiro dia de aula. A equipe quis saber detalhes da escola e conversou tanto com professores quanto alunos. Isso com certeza isso foi um grande incentivo e motivação para todos nós começarmos o ano”, assinalou.

A escola faz parte de uma das 229 unidades estaduais da capital, que nesse ano atenderão 213.261 estudantes. No interior, iniciam as aulas hoje 198.711 alunos, em 366 escolas e 37 mil no ensino mediado à distância por meio do Centro de Mídias. 

O secretário da Seduc-AM, Luiz Castro, afirmou que um dos compromissos é a elevação dos índices do Amazonas no Índice da Educação Básica (Ideb). “Identificamos baixo aproveitamento, na evasão escolar e nas deficiências de aprendizagem, principalmente de Português e Matemática, aspectos essenciais a serem melhorados. E em conjunto com as demais secretarias e órgãos estaduais como um todo, iremos conseguir”, destacou o secretário. A qualificação dos profissionais da educação, ainda segundo Luiz Castro, contribuirá ainda mais para o alcance dessas melhorias. 

Jornada Pedagógica – Antes do início das aulas na quarta-feira, todos os educadores e gestores participaram da Jornada Pedagógica nas unidades da rede de ensino estadual abordando o tema “Educação que Transforma: O Ensino e o Aprendizado das Competências no Século XXI”. Durante a atividade, a Seduc-AM apresentou aos profissionais da educação os principais eixos da política educacional do novo Governo do Amazonas.