Assembleia dará Título de Cidadão do Amazonas a Marcos Rotta - Fato Amazônico


Assembleia dará Título de Cidadão do Amazonas a Marcos Rotta

Detentor de quatro mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o vice-prefeito de Manaus, Marcos Sérgio Rotta (PSDB), será agraciado com o Título de Cidadão do Amazonas, de acordo com Projeto de Lei de autoria do deputado Belarmino Lins (PP). Ao todo, 13 parlamentares assinaram a proposição de Belarmino: Abdalla Fraxe (Podemos), Platiny Soares (PSB), Carlos Alberto (PRB), Vicente Lopes (PV), Wanderley Dallas (SD), Dr.Gomes (PRP), Orlando Cidade (PV), Luiz Castro (Rede), Alessandra Campêlo (MDB), Serafim Corrêa (PSB), Dermilson Chagas (PP), Augusto Ferraz (DEM) e Sidney Leite (PSD).

Nascido na cidade de Cianorte (PR), em 11 de março de 1967, graduado em marketing e varejo pelo Centro Universitário Nilton Lins, com especialização em Direito do Consumidor, Marcos Rotta, segundo Belarmino, fez da cidade de Manaus sua terra natal. “Em 1996 a estrela dele começou a brilhar na vida pública como apresentador do Programa Exija Seus Direitos, valendo ressaltar que, antes, em 1994, chefiou a Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas”, destacou Belão.

Belarmino,lembra  que em 1998 Rotta se elegeu pela primeira vez deputado estadual pelo PSDC, obtendo 12.552 votos, sendo reeleito em 2002, com 32.741 sufrágios. Em 2006, filiado ao PMDB, foi mais uma vez reeleito, desta vez com 32.178 votos, o mesmo acontecendo em 2010. Nas eleições de 2014, conquistou cadeira na Câmara Federal recebendo 117.955 votos.

Em 2015, Marcos Rotta presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades em contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  No mesmo ano foi membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal e integrou a Comissão Especial que proferiu parecer favorável ao Projeto de Lei 3722/2012, que disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições.

Na Aleam, conforme Belarmino Lins, Rotta ocupou a primeira vice-presidência da Mesa Diretora da casa e presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor durante vários anos, tendo comandado também a Comissão de Segurança Pública e Cidadania. “É relevante destacar, também, as competentes diligências de Marcos Rotta à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou, entre 26/08/2013 a 20/02/2014, irregularidades envolvendo empresas de telefonia no Estado do Amazonas”, ressalta Belarmino. No pleito de 2016, ao compor chapa com o tucano Arthur Virgílio Neto, o ex-deputado federal foi eleito vice-prefeito de Manaus e em junho de 2017, anunciou sua filiação ao PSDB.