Assembleia homenageia Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas em Sessão Especial - Fato Amazônico

Assembleia homenageia Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas em Sessão Especial

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em benefício das crianças cardiopatas do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em homenagem à Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas (APACC/AM) na manhã desta quarta-feira (8).

O autor da propositura, deputado Augusto Ferraz (DEM), justificou a importância social da associação como auxiliadora do estado no tratamento das crianças cardiopatas. “Há anos essa associação busca tratamento das crianças cardiopatas oferecendo estadia e alimentação para os pais e as crianças vindos do interior, transporte para realização de tratamentos, agendamento de cirurgias e tratamento, sendo merecedora de reconhecimento porque atua onde a saúde pública não alcança, já que a demanda é muito grande e muitas vezes o interior não oferece estrutura para o tratamento”, afirmou.

Dione Carvalho, presidente da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas, comemorou a parceria do deputado Augusto Ferraz e o reconhecimento social dado pela Assembleia. “É muito gratificante termos o nosso trabalho reconhecido por um deputado e receber esta homenagem da Assembleia por conta destes oito anos de trabalho em prol destas crianças”, afirmou, acrescentando que a criação do trabalho se deu a partir do desafio próprio vivenciado por ele quando teve uma filha cardiopata e enfrentou dificuldades para realização da cirurgia dela.

Vânia Maria Cyrino, presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), destacou o empenho e dedicação do presidente da Associação. Já o desembargador Rafael Romano, autor da liminar que determinou a realização da primeira cirurgia intermediada pela Associação, afirmou que o feito foi pequeno diante da grandiosidade do trabalho desenvolvido pela Associação.

Durante a Sessão foram entregues placas comemorativas e certificados aos envolvidos na causa das crianças cardiopatas. A Associação, representada pelo presidente Dione Carvalho, recebeu placa comemorativa das mãos da presidente de honra do FPS e do deputado Augusto Ferraz; o desembargador Rafael Romano recebeu placa das mãos de Rafaelli Cristine – filha do presidente da Associação e primeira criança beneficiada – e do deputado Belarmino Lins (PMDB); Doutor Agnaldo Costa recebeu placa das mãos dos deputados Augusto Ferraz e Belarmino Lins.

Os certificados foram entregues aos doutores: Alexandre Magno de Oliveira — pelos deputados Serafim Corrêa (PSB) e Augusto Ferraz (DEM) —, Doutor Vander Paes — pelo deputado José Ricardo (PT) —, Josieane Said, representando o doutor Rodolfo de Andrade — pelo deputado Adjuto Afonso —, doutor José da Rocha – pelo deputado Orlando Cidade (PTN) e doutor Edson Luis Barros, pelo deputado Francisco Souza (PSC).

Estiveram presentes na Sessão Vânia Maria Cyrino, presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), representando o Governador do Estado, José Melo (PROS), Rafael Romano, Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas Rafael Romano, Dione Carvalho, presidente da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do estado do Amazonas (APACC/AM), Aldeniza Souza, subsecretária municipal da Saúde em exercício, Agnaldo Costa, ex-secretário de Saúde do Estado e os deputados Augusto Ferraz (DEM), Belarmino Lins (PMDB) — que presidiu a Sessão Especial —, José Ricardo (PT), Francisco Souza (PSC), Adjuto Afonso (PP) e Orlando Cidade (PTN).