A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ganhará uma Comissão voltada à proteção e discussão de políticas públicas de defesa dos animais. Os deputados Josué Neto (PSD), Cabo Maciel (PR), Alessandra Campelo (PMDB), Augusto Ferraz (DEM) e Sinésio Campos (PT) são autores de um projeto que altera o status da Comissão do Meio Ambiente da Casa, que passará a ser Comissão do Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Josué Neto, um Projeto de Resolução será apresentado na terça-feira, (06/11), e atende um pedido da vereadora Joana D’Arc (PR), que é defensora dos animais. “Esse projeto é resultado de um pedido da vereadora Joana D’arc, deputada eleita, mas simboliza o nosso respeito por todos os novos colegas que estarão neste Parlamento a partir de 2019”, afirmou.

“Fiquei super surpresa! É uma vitória muito grande porque no Parlamento Municipal a gente ainda não conseguiu emplacar a criação dessa Comissão. Os defensores da causa animal com certeza vão receber essa notícia com muita felicidade e esperança”, afirmou a vereadora Joana D’Arc.

De acordo com ela, com a criação da Comissão será possível discutir e propor políticas publicas para a fauna e flora silvestre e doméstica, entre elas serviços públicos efetivos voltados as castrações e outras medidas de controle da população animal urbana, atendimento médico veterinário e conscientização. “Acho que agora teremos mais força na luta por um hospital público veterinário e também na conscientização das pessoas para que possamos ter um estado mais respeitoso com os animais”, completou.  

Segundo informações da assessoria jurídica do deputado Josué Neto o Projeto de Resolução vai alterar o nome e as competências da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para contemplar a Defesa Animal. Não haverá, portanto, a criação e uma nova comissão ou de novos cargos.