Foto: Reprodução AJEB AM

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a entidade vai destacar, em evento público, personalidades femininas que transformaram vidas ou que reescreveram a história a partir do pioneirismo de suas conquistas.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (AJEB-AM) vai homenagear, às 19 horas desta sexta-feira, 8 de março, dez profissionais amazonenses com o diploma “Mulheres que Fazem a Diferença” (veja a lista). A solenidade acontecerá no auditório do Colégio Martha Falcão, Zona Centro-Sul de Manaus, e reunirá membros de academias literárias, autoridades do meio jurídico, jornalístico, militar e educacional.

A programação inclui palestra sobre o papel empreendedor da Mulher, proferida pela gerente da Unidade de Articulação e Relações Institucionais do SEBRAE/AM, Vanusa Reis das Chagas.

De acordo com a presidente da AJEB-AM, escritora Kátia Colares Ribeiro, “apesar de ser uma associação de jornalistas e escritoras, a entidade busca privilegiar nesta data comemorativa à Mulher, personalidades femininas que, mesmo no anonimato, transformaram vidas dentro de suas áreas de atuação ou que reescreveram a história a partir do pioneirismo de suas conquistas”, revela.

Ainda de acordo com a presidente, esta é a primeira edição do título ‘Mulheres que Fazem a Diferença’ concedido pela entidade – que foi fundada em novembro de 2018 no Amazonas.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) é um organismo nacional, criado em 1970, e que hoje conta com várias Coordenadorias pelo país. O objetivo da AJEB é estimular a união de mulheres que por meio de seus textos registram o mundo e os sentimentos femininos.

No Amazonas, além da finalidade literária, que é a razão de sua existência, a entidade definiu como tripé de sua atuação projetos que privilegiem o empoderamento do universo feminino, a valorização da construção intelectual da mulher e o incentivo à autovalorização e empreendedorismo.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Os interessados em conhecer e fazer parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenadoria Amazonas podem buscar informações por meio do telefone: (92) 99173-1485 ou da fanpage AJEB Amazonas.

Lista das Mulheres Homenageadas pela AJEB-AM

Categoria: Pioneirismo
1) Capitã Joyce de Souza Conceição – primeira mulher a pilotar o maior avião militar de transporte e a única mulher a compor o grupo de aviadores brasileiros mais experientes no continente antártico.

2) Jornalista Auxiliadora Jorge Tupinambá – primeira mulher a presidir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

3) Pedagoga Socorro Castro Gil – primeira presidente da  APAE em Tefé e atual presidente da Federação das Apaes do Amazonas.

Categoria: Responsabilidade Social
1) Advogada Grace Benayon Zamperlini – vice-presidente da OAB/AM. Largo histórico em ações de empreendedorismo feminino;

2) Professora Nelly Falcão de Souza – educadora, escritora, empreendedora e mantenedora de projetos sociais;

3) Radialista Conceição Sampaio – atual Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, já exerceu cargo eletivo no legislativo municipal, estadual e federal com inúmeros projetos e iniciativas em prol da causa feminina;

4) Professora Maria José Fernandes – idealizadora e coordenadora de inúmeros projetos sociais para crianças e jovens na cidade de Itacoatiara/AM;

5) Pedagoga Célia Mara Alves Ferreira – foi diretora de todos os Centro Socioeducativos de Manaus, atual gerente de Atendimento Socioeducativo do Amazonas (GEASE). Tem inúmeros projetos sociais voltados para crianças e adolescentes;

6) Professora Cínthya Brandão de Oliveira – professora Universitária que atua em vários projetos sociais, em bairros carentes de Manaus;

7) Bombeiro Militar Emília Silva de Oliveira – subtenente combatente do Corpo de Bombeiros do Amazonas, com 27 anos de serviço.