Assustados, moradores registram “tornado” no Rio Amazonas, em Parintins – Veja o vídeo - Fato Amazônico

Assustados, moradores registram “tornado” no Rio Amazonas, em Parintins – Veja o vídeo

Moradores de Parintins, no Baixo Amazonas, ficaram assustados na desta terça-feira (21) com uma tromba d’água no Rio Amazonas. A formação do tornado iniciou durante o tempo ruim na cidade, com o céu encoberto e muitas nuvens escuras. Durante o fenômeno formou-se um redemoinho com ventos fortes.

“Era uma tromba que parecia sugar o rio”, disse a moradora Rosangela Santos, ainda assustadas com o fenômeno. Não houve estragos. Um barco passava no momento do fenômeno, mas não houve maior risco, porque alguns minutos depois a ventania cessou e a tromba foi desaparecendo.

Uma tromba d’água é uma espécie de tornado mais ameno que se forma na superfície da água quando o tempo ruim começa a se formar e reúne alta concentração de umidade no ar. “Era um tornado feio mesmo. Nunca tinha visto”, contou outro morador Jorge Amâncio.

Especialistas afirmam que este fenômeno natural ocorre quando a alta concentração de umidade no ar forma um tempo excessivamente abafado, fazendo com que correntes de ar quente cheguem até as camadas mais altas da atmosfera do planeta terra. Para se ter uma ideia, um tornado por si só gera rajadas acima de 200 km por hora, enquanto uma tromba d’água alcança até 80 km por hora.

Fonte DeAmazônia