Bancada amazonense poderá voltar a ficar sem coordenador e sub no Congresso com a possível anulação da eleição de Omar e Rotta - Fato Amazônico

Bancada amazonense poderá voltar a ficar sem coordenador e sub no Congresso com a possível anulação da eleição de Omar e Rotta

Sem quórum qualificado como prevê resolução da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, a eleição do senador Omar Aziz (PSD) (coordenador) e o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) (subcoordenador), poderá ser anulada.

É preciso que a reunião que os elegeu contenha, no mínimo, seis deputados federais e dois senadores. Na reunião de ontem (15) estavam presentes os deputados Arthur Bisneto (PSDB), Pauderney Avelino (DEM-AM), Átila Lins (PSD-AM), Alfredo Nascimento (PR-AM), Marcos Rotta (PMDB), Conceição Sampaio (PP-AM), Silas Câmara (PSD-AM), tinham sete, mas apenas um senador Omar Aziz e é preciso dois.

Na reunião não estavam, o deputado federal Hissa Abrahão (PPS) e as senadoras Sandra Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PC do B), dois parlamentares, que chegaram depois a reunião, quando já havia sido escolhido o coordenador e o sub, já falaram que não irão assinar a ata que homologa a eleição de Omar e Rotta.

Para a ata ter validade é necessário que Sandra Braga ou Vanessa Grazziotin, assinem o documento, uma vez que a resolução da Comissão Mista de Orçamento, prevê seis deputados federais e dois senadores, somente com a assinatura de Omar, a eleição pode ser nula.

Na foto encaminhada imprensa depois da eleição aparece apenas Rotta, Conceição, Omar, Átila, Bisneto, Pauderney, Alfredo e Silas Câmara.

Caso a eleição seja anulada, o deputado Hissa Abrahão (PPS), já anunciou que irá colocar seu nome na disputa contra Omar Aziz. De acordo com ele, existe uma acerta de alternância no cargo, uma vez um senador e outra um deputado federal, o que o parlamentar afirma que não cumprido há anos, mas agora ele garante que cobrará que seja.

Entenda o caso

O senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) vão comandar à bancada do Amazonas no Congresso Nacional. O primeiro é o coordenador e segundo o subcoordenador. A reunião da bancada aconteceu na ontem (15), após 75 dias de indefinição. A primeira reunião da bancada foi agendada para o dia 28 deste mês, mas a pauta central ainda será definida pelos novos coordenadores.

A reunião aconteceu na diretoria-geral da Câmara e foi liderada pelo deputado Átila Lins (PSD). Na ocasião, o nome de Rotta para o cargo de subcoordenador foi lançado pelo deputado Pauderney Avelino (PSDB), o que foi acatado pelos parlamentares presentes.