Base de sustentação da adutora do Proama é instalada e abastecimento de água deve normalizar quinta-feira - Fato Amazônico

Base de sustentação da adutora do Proama é instalada e abastecimento de água deve normalizar quinta-feira

Na tarde deste domingo, 20 de julho, as obras de recuperação no complexo do Programa Água para Manaus (Proama) avançaram com o restabelecimento de parte da ponte da estação de captação de água necessária para religar a adutora e normalizar o abastecimento nas zonas norte e leste da capital. Uma viga metálica de 40 metros e 60 toneladas vai sustentar a adutora que será soldada até o final desta segunda-feira (21 de julho).

Depois desta etapa, serão acionadas as bombas que vão encher os tubos d’água e levar para as estações de tratamento. A previsão é que entre quarta e quinta-feira (23 e 24 de julho), o abastecimento esteja normalizado.

Na operação de recuperação da ponte estão trabalhando cerca de 50 operários. Três balsas de apoio, dois rebocadores e dois guindastes também são empregados na obra. A previsão é que ainda hoje o tubo metálico da adutora seja içado para que os trabalhos de soldagem sejam feitos durante todo o dia de amanhã.

O diretor-executivo do consórcio Proama, Sérgio Elias, informou que após a conclusão da solda iniciam os testes de pressão para que a água seja bombeada pela adutora. Ele disse ainda que esta é a parte mais emergencial da obra para restabelecimento do abastecimento nas residências. “Ainda serão colocadas mais três vigas metálicas para total recuperação da pista de rolagem da ponte”, declarou o diretor, afirmando que as próximas etapas não prejudicarão o abastecimento de água.