BBC de Londres, repercutiu de maneira negativa conflito no Sul do Amazonas - Fato Amazônico

BBC de Londres, repercutiu de maneira negativa conflito no Sul do Amazonas

O conflito entre índios, madeireiros, fazendeiros e moradores de Humaitá, Apuí em Santo Antônio do Matupi (Distrito de Manicoré), repercutiu de maneira negativa fora do país. Em Londres, a BBC, diz que “uma reserva indígena foi atacada no Amazonas”.

Afirma ainda que o conflito ocorreu depois do desaparecimento de três homens na área da reserva indígena. E critica a inércia das autoridades brasileiras para resolver o problema que segundo eles era fácil de ser contornado.

Depois de muitas críticas, uma “força-tarefa” formada pela Polícia Federal, Polícia Militar, Exército e Força Nacional, decidiram montar um acampamento e enviar tropas para entrar na reserva indígena Tenharim, no município de Humaitá, em busca dos três homens desaparecidos desde o dia 16 deste mês na região.

A força tarefa vai em busca do professor Stef Pinheiro de Souza, Aldeney Ribeiro Salvador, que é gerente da Eletrobrás Amazonas Energia em Santo Antônio do Matupi, e do representante comercial Luciano da Conceição Ferreira Freire, que sumiram quando trafegavam pela Transamazônica.

Uma balsa com caminhões do Exército Brasileiro saiu neste sábado de Humaitá em direção a Santo Antônio do Matupi, em Manicoré.