Bi Garcia destaca convênio no programa de erradicação da febre aftosa - Fato Amazônico

Bi Garcia destaca convênio no programa de erradicação da febre aftosa

O deputado estadual Bi Garcia (PSDB), 3° vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em discurso ontem (7) da tribuna, destacou a participação do governador José Melo (PROS), no Palácio do Planalto, em Brasília, para assinatura de um convênio junto ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

O convênio, no valor de R$ 2 milhões, é um reforço ao programa nacional que pretende livrar o todo o rebanho bovino brasileiro dessa doença altamente contagiosa. “Hoje sabemos que quatro municípios do Amazonas: Boca do Acre, Guajará, parte de Lábrea e de Canutama estão considerados como livres da febre aftosa e nos demais municípios do Estado, a situação é considerada como zona de médio risco, o que prejudica bastante a exportação da carne brasileira para fora do país”, observou Bi Garcia.

Finalizando, Bi Garcia pediu ao secretário da Produção Rural (Sepror), ex-deputado Sidney Leite (PROS) empenho redobrado nessa guerra contra a febre aftosa, para assim, tirar o Amazonas da zona de médio risco e o coloque numa área de livre comércio para a exportação da carne, pois a maioria dos municípios do Estado tem sua economia baseada na agropecuária.

Bi Garcia complementou que o programa para erradicação da febre aftosa vai atender ainda Roraima e Amapá.