Bruno Xavier brilha e Flamengo abre com vitória nos pênaltis a caminhada rumo ao bi - Fato Amazônico

Bruno Xavier brilha e Flamengo abre com vitória nos pênaltis a caminhada rumo ao bi

Manaus (AM) – Noite de emoção e muitos gols nesta quarta-feira, dia 26, na abertura da IV Copa Brasil Manaus 2014, competição que está sendo disputada na arena montada no Complexo Turístico da Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da cidade (Avenida Coronel Teixeira, próxima ao Anfiteatro). Atual campeão, o Flamengo enfrentou o Vitória e precisou da disputa de penalidades para sair com a vitória por 3 a 2, após empate em 3 a 3 (gols de Bruno Xavier (2) e DMais, pelos cariocas, Nelito, Reyder e Jajai, pelos baianos) no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, diante de excelente público. Bruno Xavier foi o nome da partida, marcando dois gols e convertendo sua cobrança, exaltado pelos torcedores rubro-negros e tido de ‘traidor’ pelos vascaínos, inconformados em ver o ídolo de tantos títulos vestindo outra camisa. Antes, Sampaio Corrêa (MA) e Vila Velha (ES) fizeram um jogo muito equilibrado, vencido pelos capixabas por 6 a 5 (gols de Rui (2), Leandrão, Buru, Leozinho e Anderson Wesley, para os capixabas, Serginho (2), Jaudo (2) e Eudin, para os maranhenses). Dois jogos fecham a rodada: Sport Recife x Fluminense e Vasco da Gama x Avaí. Bruno Xavier valorizou a vitória e aposta no crescimento do Flamengo ao longo da competição.

– Ninguém esperava um jogo fácil, o Vitória é base da seleção baiana, uma equipe muito forte, que marca forte e usa bem a velocidade. Abrimos uma vantagem, mas demos espaços, isso quase nos custou muito caro. Vencemos e isso era o mais importante, era uma estreia, contra um time de qualidade, precisávamos sair daqui hoje com um resultado positivo e fico feliz por termos conseguido – comentou Xavier, eleito ‘Melhor Jogador do Mundo’ pela FIFA em 2013.

– Assumo o erro pelo pênalti perdido. Tivemos chances de vencer o jogo, foi um jogo de alto nível, jogamos bem, apesar de sermos uma equipe jovem, jogamos de igual para igual e perdemos nos pênaltis. Agora é levantar a cabeça e buscar as vitórias nos próximos jogos – afirmou Nelito.

A IV Copa Brasil prossegue nesta quinta-feira, dia 27, com mais quatro confrontos: Botafogo x Sampaio Corrêa (17h45min), Vasco da Gama x Vitória (19h), Fluminense x Manaus EC (20h15min) e Flamengo x Avai (21h30min). A arena tem capacidade para 2 mil pessoas e a entrada é feita na base de trocas por alimentos não-perecíveis. O campeonato na capital amazonense vale ainda como II Etapa do Circuito Brasileiro (o Vasco da Gama sagrou-se campeão no torneio de abertura, em janeiro, em Vitória-ES).

FLAMENGO 3 (0) (3p) x (2p) (0) 3 VITÓRIA

Nem bem a bola rolou e Bruno Malias acertou o travessão de Márcio Pitta. Empurrado por sua torcida, o Flamengo partiu para cima do Vitória e todas as bolas passavam pelos pés de Bruno Xavier. ‘Marcado’ pelos vascaínos presentes à arena, o ex-cruzmaltino era o jogador mais efetivo da equipe carioca. Com mais volume, o Flamengo tocava bem a bola, fazendo valer a experiência de seu grupo, mas era ameaçado pelo rápido e perigoso contra-ataque do jovem rubro-negro baiano. Jefinho quase fez pelos nordestinos, obrigando Willian à grande defesa. Completando chute cruzado de Léo, Bruno Xavier não perdeu a chance: 1 a 0, aos 10’28". Nelito deixou tudo igual no fim do primeiro tempo: 1 a 1, a 35 segundos do fim.

Veio o segundo período e Dino Tambaú quase deixou o Flamengo em vantagem. Danilo Buiu respondeu com perigo, mas Bruno Xavier foi quem estufou as redes. Golaço, de primeira: 2 a 1, aos 5’58". DMais aumentou para o time carioca cobrando falta com perfeição: 3 a 1, aos 8’52". O Vitória veio para o ‘tudo ou nada’ na etapa final. O paraibanao Reyder deu novo fôlego aos baianos em chute cruzado, sem chances de defesa: 3 a 2, aos 1’46". Xavier acertou a trave e Jajai, ‘batizado’ de Willian Barbio pela cabeleira semelhante ao jogador do Vasco dos gramados, acertou um lindo chute para igualar tudo: 3 a 3, aos 10’10". Placar igual no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, Bruno Xavier, Digo Gama e DMais marcaram pelo Flamengo. Buiu e Reyder fizeram, mas Nelito bateu e Giuliano voou para espalmar e garantir a vitória do atual campeão.

SAMPAIO CORRÊA 5 x 6 VILA VELHA

Sampaio Corrêa e Vila Velha mediram forças no jogo que inaugurou a Arena da Ponta Negra. Mostrando raça e vibração, as equipes alternavam bons momentos até que Buru abriu o placar em cobrança de falta: 1 a 0, aos 2’22". Pouco depois, a ‘Bolívia Querida’ deixou tudo igual com Serginho. Leozinho marcou pelo Vila Velha e deixou a equipe em vantagem no final do primeiro tempo. Anderson Wesley marcou logo no começo do segundo período, mas Serginho e Eudin deixaram o placar igual em 3 a 3. Na etapa final, mais gols. Rui deixou o time capixaba em vantagem, Jaudo igualou novamente, Leandrão pôs o Vila Velha na frente e Rui aumentou para 6 a 4. Jaudo descontou, mas já era tarde demais e Vila Velha estreava com vitória por 6 a 5 em Manaus.

ELOGIOS DO SECRETÁRIO

Para Fabrício Lima, titular da Semjel, o início da competição serviu como teste para avaliar a aceitação do público em relação ao local das disputas.

– Estou muito feliz com a participação do público no evento. Hoje concorremos com as rodadas dos campeonatos, mas esperamos um público ainda maior na segunda rodada. Este ano fizemos a copa num local novo, com capacidade menor, mas ganhamos na questão do cenário. Convido todo mundo a prestigiar a competição, nas arquibancadas da arena montada, pelo telão que foi disposto no anfiteatro e também ao vivo pela TV. Opções não faltam – comentou Lima.

RETIRADA DOS INGRESSOS

A entrada da IV Copa Brasil é gratuita mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que é trocado pelo ingresso. As trocas podem ser feitas até a sexta-feira, dia 28, das 8h às 17h. O sábado, dia 29, é o último dia para a retirada dos ingressos do fim-de-semana, sendo que os locais funcionarão até o meio-dia. Verifique abaixo os pontos de troca:

– Casa Vhida (rua Pedro Álvares Cabral, 395, Dom Pedro I)

– Casa do Idoso São Vicente de Paula (rua Jerônimo Ribeiro, nº14, São Raimundo)

– Casa de Amparo Frei Mário Monacelli (rua Luiz Antony, nº115, Centro)

– Lar Batista Janell Doyle (rua Igarapé de Mauá, 01, Mauazinho)

– Casa Mamãe Margarida (rua Penetração, 2 – São José II )